Modelos de gestão em esportes : apontamentos introdutorios a partir de revisão de literatura
Paula Fernanda Janetti
TCC
Português
TCC/UNICAMP J254m
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
47 p.
Orientador: Paulo Cesar Montagner
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Este trabalho tem como objetivo levantar considerações introdutórias sobre os modelos de gestão esportiva existentes hoje, além de diagnosticar a influência do marketing nas mudanças ocorridas nos modelos desde sua criação. Através da revisão da literatura já publicada sobre o assunto,...
Ver mais
Resumo: Este trabalho tem como objetivo levantar considerações introdutórias sobre os modelos de gestão esportiva existentes hoje, além de diagnosticar a influência do marketing nas mudanças ocorridas nos modelos desde sua criação. Através da revisão da literatura já publicada sobre o assunto, buscou-se traçar uma linearidade no processo de sistematização do esporte, além de exemplificar sua real situação em diferentes países. Para introduzir o assunto, foi elaborado um capítulo destinado à definição e ao histórico do esporte, desde sua criação na antigüidade, passando pelo ressurgimento na era moderna, até chegar à realidade atual. Ao citarmos o histórico do esporte no Brasil, foram levantadas algumas leis que nortearam seu desenvolvimento e organização. Fez-se necessária também a elaboração de um pequeno capítulo destinado à influência dos Jogos Olímpicos nas transformações dos modelos de gestão esportiva. Ao final, algumas considerações e reflexões foram organizadas, porém, por ser uma pesquisa introdutória sobre o assunto, muito estudo ainda é necessário para a estruturação de um documento que sirva de base para as futuras transformações na gestão do mundo esportivo
Ver menos
Abstract: This study has as objective brings some considerations about how sports are organzided today, besides, it wants to check the influence of marketing during changes ocurred in sportive managment models, since your creation. Using the review of literature already published about the subject,...
Ver mais
Abstract: This study has as objective brings some considerations about how sports are organzided today, besides, it wants to check the influence of marketing during changes ocurred in sportive managment models, since your creation. Using the review of literature already published about the subject, the reserch had focus on organize an linearity in the process of sports¿s organization, using exemples of differents countries. To introduce the subject, it was elaborated a chapter to give definitions and history about sports, since your creation in oldness, passing by their renascence in modern era, until today. When the brazilian sports¿s history was cited, some rules that influenced his development were described. It was necessary the elaboration of a little chapter to explain the Olympic Games¿s influence during the transformation of sportive managment models. In the end,some considerations and reflexions were organized, however, how it was an introduction research, it is necesary more study to publish a document that helps new transformations in sportive managment models
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000437539
Modelos de gestão em esportes : apontamentos introdutorios a partir de revisão de literatura
Paula Fernanda Janetti
Modelos de gestão em esportes : apontamentos introdutorios a partir de revisão de literatura
Paula Fernanda Janetti
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra