Hidroginastica e desenvolvimento da orientação e mobilidade : analise a partir do modelo bioecologico de Bronfenbrenner
Isadora Augusta Carneiro da Fontoura do Carmo
TCC
Português
TCC/UNICAMP C213h
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
40 p.
Orientador: Jose Julio Gavião de Almeida
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O modelo Bioecológico descrito por Bronfenbrenner propõe o estudo do desenvolvimento humano através de sua interação com o ambiente que o cerca, sendo este ambiente formado por sistemas que contêm ou não o sujeito em questão, mas que o influenciam a todo momento. Este trabalho visa buscar as...
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Resumo: O modelo Bioecológico descrito por Bronfenbrenner propõe o estudo do desenvolvimento humano através de sua interação com o ambiente que o cerca, sendo este ambiente formado por sistemas que contêm ou não o sujeito em questão, mas que o influenciam a todo momento. Este trabalho visa buscar as relações e entendimentos entre alguns sistemas que rodeiam um grupo de pessoas cegas participantes de um programa de Educação Física, mais especificamente, um estudo de caso da prática de hidroginástica e suas possíveis interfaces com o desenvolvimento da orientação e mobilidade de pessoas cegas. Esse estudo foi realizado a partir da análise das anotações feitas durante a observação das aulas de hidroginástica da instituição CINDEP (Centro de Integração do Deficiente de Paulínia), Paulínia/SP e dos resultados de uma entrevista semiestruturada. Foram utilizados dois questionários aplicados para quatro pessoas cegas, para o professor de Educação Física da Instituição, para um profissional de outra área, que mantinha contato com os sujeitos de pesquisa, e para um familiar de cada um dos alunos. Os resultados foram obtidos através da análise das respostas dos questionários e das observações feitas durante as aulas de hidroginástica e anotadas em um diário de campo, e mostraram que os praticantes recebem inúmeras influências tanto da atividade em si, como também das pessoas presentes no ambiente, e que isso interfere em suas vidas fora desse ambiente. Além disso, as relações e atividades mantidas fora da hidroginástica também interferem em tal atividade. Esse estudo deixa clara a importância de se levar em conta as experiências trazidas pelos alunos, sua cultura, e fatores psicológicos como força de vontade, motivação extrínseca, auto-motivação, crenças e traumas, e a importância do trabalho em equipe de Educadores Físicos, Terapeutas, Médicos, Assistentes Sociais, pois o trabalho em equipe facilita o entendimento da ecologia da pessoa em desenvolvimento, trazendo muito mais benefícios à ela. Também concluímos que cabe ao profissional de educação física não somente educar a respeito da saúde física, mas também criar um ambiente propício à atuação positiva dos fatores desenvolvimentais
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Abstract: The Bronfenbrenner¿s Bioecological model proposes the study of human development in the context in which the person lives. This context is formed by environmental systems, since the closest of the person(family), even the most distant (culture), containing or not the subject in question,...
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Abstract: The Bronfenbrenner¿s Bioecological model proposes the study of human development in the context in which the person lives. This context is formed by environmental systems, since the closest of the person(family), even the most distant (culture), containing or not the subject in question, but that influence them at any time. This work aims to seek relations and understandings between some systems that surrounds a group of blind people who attended a program of physical education, more specifically, a case of study about the hydrogymnastics practice and possible interfaces with the orientation and mobility development of blind people. The study was conducted from the analysis of notes made during the observation of hydrogymnastics classes at the institution CINDEP (Center for Integration of Handicapped of Paulínia), Paulínia/SP-Brazil and from the results of a semi-structured interview. Two questionnaires was applied to four blind people, to the professor of Physical Education of the institution, to a professional to another area, which maintained contact with the subjects of research, and to one family¿s member of each one of the students. The results were obtained through analysis of questionnaires responses and observations noted in a diary, and showed that the practitioners receive several influences of the activity, but also of the people in the environment, and that it interferes in their lifes outside that environment. Moreover, relations and activities held outside the hydrogymnnastics environment also interfere in such activity. This study makes clear the importance of taking into account the experience brought by the students, their culture, and psychological factors such as willing power, extrinsic motivation, selfmotivation, beliefs and traumas to assess orientation and mobility, and the importance of working in teams of Physical Educators, Therapists, Medical, Social Assistance, because the work as a team facilitates the understanding of the ecology of the person under development, bringing more benefits to them. We also conclude that the physical education not only educate about the physical health and suggest activities for the skill¿s development, but also create an environment conducive to positive performance of developmental factors
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Hidroginastica e desenvolvimento da orientação e mobilidade : analise a partir do modelo bioecologico de Bronfenbrenner
Isadora Augusta Carneiro da Fontoura do Carmo
Hidroginastica e desenvolvimento da orientação e mobilidade : analise a partir do modelo bioecologico de Bronfenbrenner
Isadora Augusta Carneiro da Fontoura do Carmo
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