As políticas públicas de inclusão escolar no estado e municipio de São Paulo
Ana Karina Berti Soares
TCC
Português
TCC/UNICAMP So11p
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
42 f.
Orientador: Adriana Lia Friszman de Laplane
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: A história da educação especial no Brasil tem evoluído de forma significativa, desde a época em que as pessoas com necessidades especiais eram sacrificadas, já que a sociedade não via utilidade nelas. Durante muito tempo essas pessoas ficaram a margem dos grupos sociais, conforme os Direitos...
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Resumo: A história da educação especial no Brasil tem evoluído de forma significativa, desde a época em que as pessoas com necessidades especiais eram sacrificadas, já que a sociedade não via utilidade nelas. Durante muito tempo essas pessoas ficaram a margem dos grupos sociais, conforme os Direitos Humanos começaram a ser efetivados e se tomaram motivo de preocupação para a sociedade, a história começou a mudar de forma positiva para aqueles com necessidades especiais. A legislação relacionada aos direitos dessas pessoas configurou o quadro legal que garante às pessoas com necessidades especiais todos os seus direitos e deu inicio ao processo de inclusão social que se dana, a princípio pela inclusão escolar. A educação inclusiva cada vez mais ganha espaço na esfera social e nas reflexões teóricas, no entanto, no que se refere ao nosso sistema educacional, vários fatores contribuem para que a assistência não dê conta de contemplar a todos que tem necessidades educacionais especiais. Tendo como base as leis que sustentam o processo de inclusão no âmbito Nacional, o presente trabalho propõe uma sobre o contexto histórico da inclusão, levando em consideração, principalmente, a legislação que regula a política de inclusão no Estado e Município de São Paulo para que seja possível um breve estudo sobre o aparato legal que é dado à estes que participam e contam com esse processo de inclusão
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