Analise tecnico-tatica de handebol de equipes de categoria cadete
Cintia Ramari Ferreira
TCC
Português
TCC/UNICAMP F413a
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
64 p.
Orientador: Rafael Pombo Menezes
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O desenvolvimento de diferentes métodos de ensino/aprendizagem/ treinamento nos jogos esportivos coletivizados tem influenciado professores e treinadores na escolha do método de ensino a ser aplicado e desenvolvido ao longo do seu trabalho. A fim de avaliar e tornarem-se ciente do método que...
Ver mais
Resumo: O desenvolvimento de diferentes métodos de ensino/aprendizagem/ treinamento nos jogos esportivos coletivizados tem influenciado professores e treinadores na escolha do método de ensino a ser aplicado e desenvolvido ao longo do seu trabalho. A fim de avaliar e tornarem-se ciente do método que está sendo utilizado, analisar a resposta dos alunos e jogadores perante o método em questão, e configurar o modelo de atividades dos jogadores e da equipe, os professores e treinadores buscam cada vez mais a utilização de métodos de análise do jogo. O objetivo deste estudo é analisar as ações técnicas e táticas utilizadas pela equipe masculina e feminina da categoria cadete (15 e 16 anos) amadora que representam a cidade de Itu durante um jogo da última fase da Liga Regional de Handebol. Para a realização deste trabalho, os jogos foram gravados em DVD. Foram selecionadas algumas ações técnicas e táticas ofensivas que foram identificadas e codificadas em uma quadra virtual por meio do software Skout. Os dados de cada jogador foram importados para o software Matlab®, e com os dados das coordenadas exportados do software Skout, identificou-se a região da quadra onde o jogador executou as ações, que foi representada por componentes principais. Após a análise dos resultados, pode se concluir que cada jogador independente da equipe (feminina ou masculina) apresenta características individuais. Cada jogador apresenta um padrão de jogo de acordo com seus postos específicos, e que suas ações em maior parte não se diferenciam quando se tratam de ações que antecederam os gols. Com a gama de informações apresentadas pelo estudo podemos modificar as situações a serem abordadas nas aulas e/ ou nas seções de treinamento, a fim de fornecer subsídios para que o aprendiz tenha um número maior de informações e meios de solucionar situações problemas do jogo. Diferentes métodos de ensino devem ser combinados, respeitando a formação do jogador inteligente e os condicionalismos técnicos a fim de fornecer suporte para o desenvolvimento do jogo
Ver menos
Abstract: The development of different methods of teaching/learning/training in collective sports games influence teachers and coaches when choosing the teaching method to be used during their work. In order to evaluate the method that is being used, analyze the response of students and players and...
Ver mais
Abstract: The development of different methods of teaching/learning/training in collective sports games influence teachers and coaches when choosing the teaching method to be used during their work. In order to evaluate the method that is being used, analyze the response of students and players and set the type of activities, players, teachers and coaches are increasingly using the method of game analysis. This includes various stages of analyses such as observation of events, collection of data and interpretation. This study aimed to find about techniques and tactics used by male and female amateur team only for cadet category (15 and 16 years old) representing the city of Itu during one game in the playoffs of the local league of Handball. For this study, game were recorded on DVD during the playoffs of the championship of the regional league in October two thousand and eight. All techniques and tactics were identified and codified in a virtual court with screen sizes of 330 pixels (x axis) long by 210 pixels (y axis) wide through the software Skout. X and Y data from each player were imported into the Matlab ® tool, which simulated a court of 40 meters long and 20 meters wide. After that was possible to identified the areas in court where the player executed the plays, represented by two main axes. After analyzing the results is possible to verify that each player (male or female) have plays pattern. Each player sets a pattern of plays according to their specific positions, and that their actions are very similar when preceded a goal. For succeeded and no succeeded plays, men had a better distribution on the course in different places in the offensive zone. And there are differences between men¿s patterns and women's patterns of plays
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000437281
Analise tecnico-tatica de handebol de equipes de categoria cadete
Cintia Ramari Ferreira
Analise tecnico-tatica de handebol de equipes de categoria cadete
Cintia Ramari Ferreira
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra