Considerações acerca da relação que professoras de ensino fundamental estabelecem com a exploração/utilização dos animais não-humanos
Paula Cristina Porfirio
TCC
Português
TCC/UNICAMP P825c
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
63 f.
Orientador: Elisabeth Barolli
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo desvelar indícios das relações estabelecidas pelas professoras do ensino fundamental com a exploração/futilizaçäo dos animais não humanos. Para isso foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis professoras do ensino fundamental. Posteriormente...
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Resumo: O presente trabalho tem como objetivo desvelar indícios das relações estabelecidas pelas professoras do ensino fundamental com a exploração/futilizaçäo dos animais não humanos. Para isso foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis professoras do ensino fundamental. Posteriormente foi realizada a análise compreensiva em dimensões que emergiram do material das entrevistas e desta análise emergiram as seguintes categorias que expressam diferentes possibilidades das relações estabelecidas pelas professoras com a exploraçãofutilização dos outros animais: indiferença, ignorância, conservacionismo e alteridade. Essas relações que aparecem no discurso das professoras evidenciam o fato de que, de modo geral, pouco se reflete sobre as conseqüências da relação antropocêntrica, utilitarista e consumista que mantemos hoje com a natureza e seus componentes. Relação permeada por uma ética que privilegia sobremaneira a vida humana em detrimento da vida dos outros animais. Isso nos leva a refletir sobre a função social da escola em oferecer condições para que as crianças possam tratar a questão da relação entre humanos e não humanos de forma não banalizada, mas sim problematizando as conseqüências de uma ética fundada no pressuposto de que os outros animais estão aí para nos servir. Nesse sentido, o trabalho aponta de forma contundente para a necessidade de se construir outra ética que supere a dualidade homemfnatureza, que se paute em princípios como o da responsabilidade e na qual os animais não humanos, como sujeitos-de-uma-vida, tenham seus interesses considerados. Isso irá requerer, inevitavelmente, o alargamento do conceito de alteridade para além das relações estritamente humanas.
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Abstract: Not informed
Considerações acerca da relação que professoras de ensino fundamental estabelecem com a exploração/utilização dos animais não-humanos
Paula Cristina Porfirio
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