Memorial de formação : estagio e trabalho coletivo
Paula Bagattini Portella
TCC
Português
TCC/UNICAMP P832m
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
44 f.
Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: São grandes as diferenças entre o ingressante do curso de Pedagogia e o estudante de quarto ano, e o estágio desempenha papel fundamental no processo de formação e de avaliação dos objetivos do profissional docente. As disciplinas de estágio nos fazem rever tudo o que pensamos já saber sobre...
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Resumo: São grandes as diferenças entre o ingressante do curso de Pedagogia e o estudante de quarto ano, e o estágio desempenha papel fundamental no processo de formação e de avaliação dos objetivos do profissional docente. As disciplinas de estágio nos fazem rever tudo o que pensamos já saber sobre ¿dar aula¿, e fica a certeza de que de fato boa vontade é uma coisa, compromisso com reflexão e emancipação intelectual é outra. Na perspectiva do memorial de formação, os professores passam a ser encarados como sujeitos ativos do processo de produção de conhecimento, e essa produção começa no registro de suas memórias, de suas expectativas, de suas boas e más idéias, de suas trocas com outros professores. A vivência do estágio assume caráter essencial para o professor em formação no sentido de mostrar que teoria e prática não são independentes. O professor em exercício também ganha com a inserção do aluno de graduação, que traz uma visão que só o olhar externo pode dar a respeito das contradições de sua prática. Do estágio em Ensino Fundamental tira-se que a prática docente consciente de seus objetivos é essencial para romper com o ciclo orquestrado de ação e reação que se dá em sala de aula, reduzindo o processo de ensino-aprendizagem a um mero cumprir de papéis. Do estágio em Educação Infantil fica o valor da observação crítica. Observando, podemos perceber claramente as relações de gênero, as relações entre adultos e crianças, as relações entre as próprias crianças, a influência das políticas públicas no espaço físico e nas relações. O estágio em Educação Não-Formal acaba por valorizar o espaço escolar: a escola é vista como parte fundamental da formação do cidadão. As possibilidades que se abrem com a educação não-formal são muitas, e o caráter flexível dessas instituições confere uma plasticidade que só agrega valor ao trabalho do professor/educador/pedagogo
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