O treinamento integrado como meio de especialização esportiva em futebol
Eduardo Maciel de Barros
TCC
Português
TCC/UNICAMP B278t
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
76 p.
Orientador: Miguel de Arruda
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O Treinamento Integrado surge na literatura como metodologia de treinamento ideal a ser aplicada como meio de especialização esportiva no futebol. Este treinamento pode ser brevemente resumido como a integração das componentes táticas, técnicas, físicas e psicológicas, por meio de jogos, em...
Ver mais
Resumo: O Treinamento Integrado surge na literatura como metodologia de treinamento ideal a ser aplicada como meio de especialização esportiva no futebol. Este treinamento pode ser brevemente resumido como a integração das componentes táticas, técnicas, físicas e psicológicas, por meio de jogos, em uma única sessão de treinamento. Neste trabalho, procurei, antes de abordar o treinamento integrado, fundamentar, com uma ampla corrente teórica, os motivos que contemplam esta metodologia como mais eficiente. Inicialmente, uma abordagem sobre a necessidade de termos um pensamento complexo é apresentada, visto que, nenhum fenômeno pode ser compreendido de forma isolada ou fragmentada. Em seguida, explanações sobre Construtivismo, Aprendizagem e Pedagogia são realizadas buscando a indicação das competências necessárias acerca de uma conduta pedagógica adequada, para a aplicação de uma metodologia. Ainda sem abordar o futebol, uma conceituação filosófica do jogo é utilizada, pois este fenômeno, que compreende a essência da metodologia de treinamento integrado, precisa ser realmente entendido para que equívocos na aplicação da metodologia, como a realização do jogo pelo jogo, não venham a ocorrer. Todos estes conceitos, abordados até o momento, com uma leitura não complexa, podem perder a relação com o futebol, que só então passará a ser abordado neste trabalho. Após sua caracterização enquanto desporto coletivo e faixa etária ideal para o início de sua prática, alguns autores que apontam para o ensino destes esportes são apresentados com os intuitos de indicar à importância da tática no ensino do jogo coletivo e de romper e questionar a metodologia de treinamento predominante nos clubes de futebol brasileiros, ou seja, a tecnicista, que fragmenta os treinamentos em sessões técnicas, físicas, táticas, psicológicas e consequentemente, fragmenta o ser humano, que nunca deve ser visto fora de sua totalidade. Após todos estes conhecimentos se torna possível a abordagem do treinamento integrado, que utiliza o jogo, com sua adequada compreensão, como método de treinamento. Visando a especialização esportiva no futebol, uma caracterização física, técnica, tática e psicológica desta modalidade é desenvolvida para que se torne clara a compreensão da mesma para aplicar a metodologia aqui proposta. Por fim, os treinadores/professores que se proponham a aplicar a metodologia de treinamento integrado, deverão conhecer sua equipe, seu grupo de jogadores, saber em que nível de jogo eles se encontram e qual é o nível pretendido. Para isso, alguns jogos, com objetivos técnicos, táticos, físicos e psicológicos são exemplificados, não com o objetivo de servirem de receita para posterior aplicação e sim com o intuito de identificar para onde aponta a especialização esportiva em futebol, que é extremamente importante para a formação dos nossos futuros atletas, a partir da metodologia de treinamento integrado
Ver menos
Abstract: The Integrated Training appears in Literature as an ideal training methodology to be applied as a way of sport specialization in soccer. This training can be briefly summarized as the integration of the tactical, technical, physical and psychological components, through games, in a single...
Ver mais
Abstract: The Integrated Training appears in Literature as an ideal training methodology to be applied as a way of sport specialization in soccer. This training can be briefly summarized as the integration of the tactical, technical, physical and psychological components, through games, in a single training session. On this essay, I tried, before approaching the Integrated Training, to base, with a wide theoretic chain of knowledge, the reason that consider this methodology as more efficient. At first, an approach about the necessity of having a complex thinking is stated, once, none phenomenon can be understood in an isolated or fragmented way. After that, explanations about Constructivism, Schooling and Pedagogy are performed targeting the necessary competencies indication around an adequate pedagogic conduct, to apply a methodology. Still not approaching the soccer, a philosophical conceptualization of the game is used, therefore this phenomenon, that understands the essence of the Integrated Training methodology, really needs to be understood so that mistakes in the application of the methodology, as the accomplishment of the game for the game, does not come to occur. All these concepts, approached until the moment, with a not complex reading, can lose the relation with the soccer, that then will only start to be approached in this essay. After its characterization while collective sport and ideal age-group for the beginning of its practice, some authors who point with respect to the education of these sports are presented with intentions to indicate to the importance of the tactics in the education of the collective game and to breach and to question the predominant training methodology in the Brazilian clubs of soccer, that is, the technicism, that breaks up the training in technical, physical, tactical and psychological sessions and hence, break up the human being, that never must be observed outside of its totality. After all these knowledge it becomes possible the approach of the Integrated Training, that uses the game, with its adjusted understanding, as training method. Aiming at the sport specialization in the soccer, a physical, technical, tactical and psychological characterization of this modality is developed so that its understanding becomes clear to apply the methodology proposed here. Finally, the trainers/professors who offer to apply the Integrated Training methodology, will have to know its team, its group of players, to know in what game level they are and which is the intended level. For this, some games, with technical, tactical, physical and psychological objectives are illustrated, with the objective not to be served of recipe for posterior application but with the intention of identifying to where the sport specialization in soccer points to, that is extremely important for the formation of our future athletes, from the methodology of Integrated Training
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000437251
O treinamento integrado como meio de especialização esportiva em futebol
Eduardo Maciel de Barros
O treinamento integrado como meio de especialização esportiva em futebol
Eduardo Maciel de Barros
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra