Noção de lateralidade : um estudo diagnostico com ginastas iniciantes
Caroline Giolo
TCC
Português
TCC/UNICAMP G436n
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
88 f.
Orientador: Ademir De Marco
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Normalmente questões envolvendo lateralidade acarretam dificuldades espaciais às pessoas, inclusive na fase adulta. Sabe-se que a dominância lateral tem influências genéticas, assim nascemos predeterminados a sermos destros ou canhotos. Além desta questão, há também a noção de lateralidade,...
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Resumo: Normalmente questões envolvendo lateralidade acarretam dificuldades espaciais às pessoas, inclusive na fase adulta. Sabe-se que a dominância lateral tem influências genéticas, assim nascemos predeterminados a sermos destros ou canhotos. Além desta questão, há também a noção de lateralidade, ou seja, as pessoas devem conhecer o lado direito e o lado esquerdo do seu próprio corpo, uma vez que o corpo humano é constituído, segundo regras anatômicas, por dois antímeros (um direito e outro esquerdo). Partimos do princípio de que a pessoa que possui adequado desenvolvimento de seu esquema e noção corporal poderá utilizar e explorar melhor seu corpo na prática de habilidades artísticas e esportivas. Algumas modalidades esportivas permitem ao atleta realizar movimentos baseados em sua dominância lateral. Entretanto, na Ginástica Artística, muitas evoluções dependem do desenvolvimento conjunto entre o lado dominante e o não-dominante. Assim, o ginasta realiza inúmeros movimentos corporais específicos envolvendo os membros de ambos os antímeros, de forma sincronizada e também alternada, tanto nas evoluções de solos quanto dos aparelhos. Segundo a literatura especializada, essas capacidades e habilidades podem ser aperfeiçoadas por meio de vivências ou treinamento motor específico. Assim, as experiências do meio ambiente são determinantes para que este ocorra nos níveis esperados. Neste sentido este estudo foi respaldado na Teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner, para explicar estas relações entre as pessoas e o meio ambiente. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver um programa de elementos ginásticos de solo na iniciação em ginástica artística, com a finalidade de avaliar a sua contribuição para o desenvolvimento da noção de lateralidade nas ginastas pesquisadas. Participaram deste estudo, dez meninas na faixa etária de sete a quatorze anos, que integram um projeto social da cidade de CampinasSP. O programa realizado teve duração de sete meses, com uma sessão semanal de duas horas de duração. Ao final, foi possível verificar a efetividade do programa, tanto na definição da dominância lateral, já que no teste inicial 40% das alunas apresentou lateralidade definida e ao final este índice foi de 100%, quanto ao conhecimento direita-esquerda, no qual 50% das meninas obtiveram 100% de acerto no teste inicial e ao final este resultado foi de 100% para as 10 ginastas. Também no desenvolvimento da noção de lateralidade, houve melhora geral, embora em intensidades diferentes para cada uma das 10 meninas pesquisadas
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Abstract: Usually questions related to laterality result space difficulties to people, even in the adult phase. It¿s known that the side dominance occurs by genetic influences, so, we are born being right or left-handed. Besides this question, there is also laterality notion, in other words, people...
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Abstract: Usually questions related to laterality result space difficulties to people, even in the adult phase. It¿s known that the side dominance occurs by genetic influences, so, we are born being right or left-handed. Besides this question, there is also laterality notion, in other words, people are supposed to know the right side and the left side of their own bodies, as soon as the human body is constituted, according to anatomical rules, by two antimeres (a right and a left one). We suppose that people who has appropriate development of their own system and physical notion will be able to use and to explore better their bodies in practice of artistic and sporting skills. Some sporting modalities permit athletes to perform movements based on their side dominance. However, about Artistic Gymnastics, many evolutions depend on the development of both, the dominant side and the non-dominant. So, the gymnast realizes many specific corporal movements involving the members of both antimeres, of synchronized way but also alternate, in the solo evolutions or using the appliances. According to specialized literature, these capacities and abilities can be improved by usual performances or specific motor movement training. So, the environmental healthy experiences are decisive for an expected level development. In this context, this research was supported by The Ecological Theory of the Human Development of Urie Bronfenbrenner, to explain these relations between people and the environment. So, the intention of this research was to develop a solo gymnastics elements program to the first steps of artistic gymnastics learning, which finality is to value the contribution for the development of the laterality notion to the investigated gymnasts group. It took part in the research, ten seven to fourteen-year-old girls (the group), who participate in a social project in Campinas city, São Paulo State. The realized program lasted seven months, with two hours duration weekly session. In the end, it was possible to check the effectiveness of the program, so much in the definition of the side dominance, since in the initial test 40 % of the pupils presented defined laterality and to the end this index was 100 %, as for the knowledge left-right, in which 50 % of the girls obtained 100 % of hit in the initial test and in the end this result was 100 % for 10 gymnasts. Also in the development of the laterality notion , there was general improvement, though in different strength for each one of 10 investigated girls
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Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000437247
Noção de lateralidade : um estudo diagnostico com ginastas iniciantes
Caroline Giolo
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