Crescimento e conhecimento corporal : a busca de correlações em crianças da educação infantil
Luciane Manzatto
TCC
Português
TCC/UNICAMP M319c
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
52 p.
Orientador: Ademir De Marco
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Crescer e desenvolver são processos inseparáveis; aquisições de padrões de movimentos, mudanças e aumentos nas estruturas corporais são fatores indissociáveis e diretamente ligados com todo o processo de maturação da criança e com sua vida futura. Vários autores como Arruda (1990 e 1997),...
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Resumo: Crescer e desenvolver são processos inseparáveis; aquisições de padrões de movimentos, mudanças e aumentos nas estruturas corporais são fatores indissociáveis e diretamente ligados com todo o processo de maturação da criança e com sua vida futura. Vários autores como Arruda (1990 e 1997), Malina (2002), Guedes (1997), citam que o crescimento infantil é um fenômeno que vem sendo investigado há muito tempo, devido a sua importância e repercussões que a infância pode ter na vida adulta. O principal objetivo deste estudo foi o de avaliar o crescimento, o conhecimento corporal, bem como o de avaliar possíveis correlações entre estas variáveis em um grupo de crianças que freqüentam o Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente - Prodecad/UNICAMP. Este estudo apresenta caráter descritivo e transversal, o qual analisou o fenômeno em um determinado momento, registrando-o como uma ¿foto¿ dos dados verificados naquele determinado momento. Cervo (1983) refere-se à pesquisa transversal da seguinte maneira: ¿é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o tipo de pesquisa mais empregado¿. A população foi representada pelos alunos da Educação Infantil e a amostra consistiu em 74 crianças de cinco e seis anos que freqüentam este ambiente escolar. Foram adotados recursos metodológicos para a coleta dos dados, visando à análise correlacional entre as duas variáveis estudadas: o crescimento e o conhecimento corporal. Os instrumentos utilizados foram, respectivamente, o protocolo para avaliação antropométrica de estatura e peso corporal, consistindo no Índice de Massa Corporal (IMC), comparando os dados com a curva de crescimento da OMS que adota e padroniza a curva da NCHS ¿ National Center of Health Statistics (1977/1978) e o Teste do Desenho da Figura Humana - TFH ¿ (KOPPITZ, 1974). Outros autores também serviram de referência para este tema, Melo (1997), Vayer (1984). Ao analisar os resultados obtidos observamos baixa correlação entre as duas variáveis estudadas, com R=0,05, ou seja, não significativo. Embora a correlação não tenha sido efetivada neste estudo, provavelmente em virtude do número de crianças participantes, alguns indícios nos mostram possíveis direções a serem seguidas nos próximos estudos, por exemplo, o grupo de crianças abaixo do peso e eutróficas, foram os que obtiveram melhores pontuações no TFH, fato este que nos suscita pensar que as crianças com peso normal ou próximo a ele, se movimentam mais, com isto apresentam conhecimento corporal mais apurado. Acreditamos que a pesquisa contribuiu para elaboração de um protocolo para investigações futuras, as quais devem considerar a importância do desenvolvimento do conhecimento corporal na primeira infância
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Abstract: Growth and develop processes inseparables; acquisitions of patterns of movements, changes and increases in body structures are inextricably linked and factors directly connected with the whole process of maturation of the child and his life in the future. Several authors as Arruda (1990...
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Abstract: Growth and develop processes inseparables; acquisitions of patterns of movements, changes and increases in body structures are inextricably linked and factors directly connected with the whole process of maturation of the child and his life in the future. Several authors as Arruda (1990 and 1997), Malina (2002), Guedes (1997), cited that child growth is a phenomenon that is being investigated a long time ago, due to its importance and effects of the childhood may have on adult life. The main objective of this study was to evaluate the growth, the knowledge corporal, as well as to evaluate possible correlations between these variables in a group of children who attend the Program of integration and development of the Child and Adolescent - Prodecad/UNICAMP. This study presents character descriptive and transversal, which examined the phenomenon in a given time, registering-it as an "photo" of the verified data that given time. Hart (1983) refers to the research-thwart the following way: "is an epidemiological study in which factor and effect are observed in the same historical moment and, nowadays, has been the type of search more employee". THE population was represented by the students of Child Education and the sample consisted in 74 children of five and six years old who attend this school environment. Methodological resources were adopted for the collection of data, aiming to analyze correlational study between the two variables studied: growth and knowledge corporal. The instruments used were, respectively, the protocol for anthropometric assessment in stature and body weight, consisting in Body Mass Index (BMI), comparing the data with the growth curve the who adopts and standardises the NCHS curve ¿ National Center of Health Statistics (1977/1978) and the test of the design of Human Figure - TFH ¿(KOPPITZ, 1974). Other authors have also served as a reference to this subject, Melo (1997), Vayer (1984). To analyze the results observed low correlation between the two variables studied, with R=0.05, that is, not significant. Although the correlation has not been efetivada in this study, probably because of the number of children participating, some evidence shows possible directions to be followed in the next studies, for example, the group of children below the weight and eutroficas, have achieved best scores on TFH, this fact that gives us mean that children with normal weight or close to him, move more in with this present knowledge corporal more exhaustive. We believe that the search has contributed to draw up a protocol for future research, which shall consider the importance of developing the knowledge corporal in early childhood
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Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000437245&opt=1
Crescimento e conhecimento corporal : a busca de correlações em crianças da educação infantil
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Crescimento e conhecimento corporal : a busca de correlações em crianças da educação infantil
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