O processo de inclusão e as relações estabelecidas nas praticas corporais entre os alunos de uma escola municipal de Campinas
Diego Fernandez
TCC
Português
TCC/UNICAMP F391p
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
62 p.
Orientador: Jose Irineu Gorla
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apontar de que forma estão ocorrendo, em uma escola Municipal de Campinas, no âmbito das práticas corporais, as relações entre os alunos com deficiência e seus colegas de turma, ditos ¿normais¿, no processo de inclusão educacional, fruto de diversas...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apontar de que forma estão ocorrendo, em uma escola Municipal de Campinas, no âmbito das práticas corporais, as relações entre os alunos com deficiência e seus colegas de turma, ditos ¿normais¿, no processo de inclusão educacional, fruto de diversas mudanças, ao longo dos anos, na forma como a sociedade tem encarado a pessoa com deficiência. Bem como o de fomentar ainda mais as discussões acerca do processo de inclusão dos alunos deficientes nas escolas regulares, principalmente no que se refere às praticas corporais, nas aulas de educação física e intervalos de aulas. Para tanto, conduzidos por uma análise acerca do contexto no qual a inclusão se insere, realizamos o estudo de caso, na escola Municipal de Educação Fundamental ¿Pe. Domingos Zatti¿, através de uma pesquisa observacional e aplicação de um teste sociométrico junto a uma turma que possuía três alunos deficientes matriculado
Ver menos
Abstract: This paper aims to point out how are occurring in a public school of Campinas, in the context of the body practices, the relationship between students with disabilities and their colleagues in class, called "normal" in the process of educational inclusion, result of several changes over...
Ver mais
Abstract: This paper aims to point out how are occurring in a public school of Campinas, in the context of the body practices, the relationship between students with disabilities and their colleagues in class, called "normal" in the process of educational inclusion, result of several changes over the years, in the way society has faced a disabled person. And to promote further discussions about the process of inclusion of disabled students in regular schools, especially with regard to corporal practice in the physical education classes and braking of classes. To that end, driven by an analysis about the context in which the inclusion is inserted, we conducted a case study in the public school of Basic Education "Pe. Domingos Zatti, "through an observational study and application of a sociometric test with a class that had three disabled students enrolled
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000437216
O processo de inclusão e as relações estabelecidas nas praticas corporais entre os alunos de uma escola municipal de Campinas
Diego Fernandez
O processo de inclusão e as relações estabelecidas nas praticas corporais entre os alunos de uma escola municipal de Campinas
Diego Fernandez
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra