Estudo da dramaturgia musical em L'Orfeo, de Claudio Monteverdi, realizado a partir da linguagem tonal do compositor : uma proposta de orquestração moderna como recurso dramaturgico
Abel Luis Bernardo da Rocha
TESE
Português
T/UNICAMP R582e
[Study of the musical dramaturgy in L'Orfeo, by Claudio Monteverdi, conducted from the tonal language of the composer]
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
203 p. : il. + ! Anexo.
Acompanha 1 anexo: L'Orfeo favola in musica, de Claudio Monteverdi
Orientador: Eduardo Augusto Ostergen
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar a realização de uma PARTITURA CONTEMPORÂNEA DE EXECUÇÃO da ópera L'Orfeo - Favola in Musica, de Claudio Monteverdi, composta em 1607, apresentada aqui como uma transcrição historicamente informada, sugerindo a utilização de uma mescla de
recursos e... Ver mais Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar a realização de uma PARTITURA CONTEMPORÂNEA DE EXECUÇÃO da ópera L'Orfeo - Favola in Musica, de Claudio Monteverdi, composta em 1607, apresentada aqui como uma transcrição historicamente informada, sugerindo a utilização de uma mescla de
recursos e instrumentos contemporâneos combinados àqueles específicos da prática musical do repertório setecentista. Tal realização embasou-se na teoria e prática musical do século XVII. Num primeiro momento, foi realizada a análise da linguagem harmônica de Claudio Monteverdi, especialmente empregada nesta ópera, tomada dentro da prática musical sua contemporânea, a partir de tratados teóricos da época, de escritos de Monteverdi e críticas à sua obra. Numa segunda parte, estudaram-se as necessidades técnicas e estéticas para realizar a transcrição da partitura original e a recuperação do significado simbólico dessa linguagem harmônica. E, finalmente, apresenta os passos de construção de uma dentre várias possíveis orquestrações contemporâneas, com sugestões de soluções orquestrais modernas que visam a recuperação dos significados dramáticos sugeridos pela escrita de Monteverdi, sugerindo um conjunto de recursos expressivos, que possam incutir no público de nosso século os afetos de "terror" e "piedade", como definidos na teoria clássica do teatro.
Ver menos
recursos e... Ver mais Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar a realização de uma PARTITURA CONTEMPORÂNEA DE EXECUÇÃO da ópera L'Orfeo - Favola in Musica, de Claudio Monteverdi, composta em 1607, apresentada aqui como uma transcrição historicamente informada, sugerindo a utilização de uma mescla de
recursos e instrumentos contemporâneos combinados àqueles específicos da prática musical do repertório setecentista. Tal realização embasou-se na teoria e prática musical do século XVII. Num primeiro momento, foi realizada a análise da linguagem harmônica de Claudio Monteverdi, especialmente empregada nesta ópera, tomada dentro da prática musical sua contemporânea, a partir de tratados teóricos da época, de escritos de Monteverdi e críticas à sua obra. Numa segunda parte, estudaram-se as necessidades técnicas e estéticas para realizar a transcrição da partitura original e a recuperação do significado simbólico dessa linguagem harmônica. E, finalmente, apresenta os passos de construção de uma dentre várias possíveis orquestrações contemporâneas, com sugestões de soluções orquestrais modernas que visam a recuperação dos significados dramáticos sugeridos pela escrita de Monteverdi, sugerindo um conjunto de recursos expressivos, que possam incutir no público de nosso século os afetos de "terror" e "piedade", como definidos na teoria clássica do teatro.
Ver menos
Abstract: The purpose of this study is to present a modern realization of the orchestral score of Claudio Monteverdi's L'Orfeo - Favola in Musica, originally written in 1607. It is presented here as a historically informed transcription, suggesting the use of a mix of contemporary instrumental...
Ver mais
Abstract: The purpose of this study is to present a modern realization of the orchestral score of Claudio Monteverdi's L'Orfeo - Favola in Musica, originally written in 1607. It is presented here as a historically informed transcription, suggesting the use of a mix of contemporary instrumental resources and tools combined with those specific to practices of the seventeenth century. As an initial step, an analysis of the specific harmonic language employed by Claudio Monteverdi in L'Orfeo was done, approached from within his own contemporary musical practice and writings and based on theoretical treatises of the time as well as criticisms of his work. In a second part, technical and aesthetic needs to perform the transcription of the original orchestral score and the recovery of the symbolic significance of this harmonic language are studied as well. At last, it presents steps for the contemporary elaboration of one of the many possible orchestrations of this work proposing modern orchestral solutions that seek the recovery of specific meanings suggested by the dramatic writing of Monteverdi, a suggestive set of expressive resources that can instill in our contemporary public the affects of "terror" and "mercy" as defined in the classical theory of theater.
Ver menos
Ostergren, Eduardo, 1943-
Orientador
Jank, Helena, 1939-
Avaliador
Biaggi, Emerson Luiz de, 1961-
Avaliador
Herr, Martha
Avaliador
Lucas, Mônica Isabel
Avaliador
Estudo da dramaturgia musical em L'Orfeo, de Claudio Monteverdi, realizado a partir da linguagem tonal do compositor : uma proposta de orquestração moderna como recurso dramaturgico
Abel Luis Bernardo da Rocha
Estudo da dramaturgia musical em L'Orfeo, de Claudio Monteverdi, realizado a partir da linguagem tonal do compositor : uma proposta de orquestração moderna como recurso dramaturgico
Abel Luis Bernardo da Rocha
Exemplares
Nº de exemplares: 4
Não existem reservas para esta obra