Entre o jogo e a expressão corporal : o jogo dramatico nas aulas de Educação Fisica
Junia Magalhães Rodrigues
TCC
Português
TCC/UNICAMP R618e
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
85 f.
Orientador: Ademir de Marco
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O projeto Entre o Jogo e a Expressão Corporal: O Jogo Dramático nas aulas de Educação Física, nasceu a partir da intenção de explorar uma nova forma de conduzir aulas de Educação Física incorporando o lúdico e explorando as possibilidades corporais. O Projeto previu aulas com a flexibilidade...
Ver mais
Resumo: O projeto Entre o Jogo e a Expressão Corporal: O Jogo Dramático nas aulas de Educação Física, nasceu a partir da intenção de explorar uma nova forma de conduzir aulas de Educação Física incorporando o lúdico e explorando as possibilidades corporais. O Projeto previu aulas com a flexibilidade de acontecerem em variados espaços ao mesmo tempo que ofereceram subsídios para a discussão de temas que fazem parte da realidade da criança e do planeta em que ela vive. A partir das possibilidades de exploração da espontaneidade favorecida pelo Jogo Dramático, na contribuição com as discussões pertinentes a realidade dos alunos e do uso do corpo como instrumento e objeto de discussão, adotou-se esta proposta que visou vincular ao desenvolvimento dos conhecimentos pertencente à Educação Física, ações reflexivas que permitissem ao aluno contribuir com a construção das aulas. O objetivo da pesquisa foi, portanto relatar e analisar o desenvolvimento desta proposta junto a um grupo de crianças de 10 anos em uma Instituição de Ensino não formal situada dentro da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Além do Jogo Dramático, este projeto buscou subsídios na abordagem Construtivista estruturada e debatida na Educação Física, por João Batista Freire (1989). A análise dos dados obtidos também foi feita com base nos modelos Pedagógicos e Epistemológicos de Becker (2001). A estratégia metodológica utilizada neste projeto consistiu na pesquisa-ação, que é considerada no âmbito da pesquisa social como promotora de ampla interação entre pesquisadores e pessoas implicadas na situação investigada, surgindo dessa interação os problemas pesquisados bem como as possíveis formas de esclarecê-los. Os instrumentos utilizados para análise do trabalho de campo foram a Entrevista Semi-Estruturada e o Diário de Campo. Ao final deste projeto foi possível perceber o aumento do respeito entre o grupo, a ampliação dos conhecimentos relacionados aos temas discutidos e materiais utilizados, maior desenvoltura e espontaneidade nas ações dos alunos e a ampliação das vivências corporais nas aulas de Educação Física comparada as experiências anteriores do grupo. Por meio do desenvolvimento das técnicas do Jogo Dramático junto ao desenvolvimento e discussão dos conhecimentos abordados nas aulas de Educação Física foi possível vivenciar experiências que desenvolviam não somente as capacidades físicas do aluno, mas que também contribuíam para que este ampliasse sua compreensão do mundo, a interpretação da sua realidade por intermédio do corpo e da experimentação de situações vivenciadas pelos "personagens" interpretados
Ver menos
Abstract: The project Between the Game and the corporal expression: The application of the dramatic game in the classes of Physical Education was born starting from the intention of exploring a new form of introducing the contents of the Physical Education incorporating the ludic and exploring the...
Ver mais
Abstract: The project Between the Game and the corporal expression: The application of the dramatic game in the classes of Physical Education was born starting from the intention of exploring a new form of introducing the contents of the Physical Education incorporating the ludic and exploring the corporal possibilities. The Project expected classes with the flexibility to happen in varied spaces at the same time offered subsidies for the discussion of themes that are part of the child's reality. From the possibilities of exploration of the spontaneity occurred by the Dramatic Game, in the contribution with the pertinent discussions the students' reality and the use of the body as instrument and object of discussion, this proposal was embraced aiming to link the development of the contents of the Physical education, reflexive actions that allowed the student to contribute with the construction of the classes. The Objective of the research was therefore to report and to analyze the development of this proposal in a group of 10 years old children from a not formal teaching Institution of the State University of Campinas - Unicamp. Besides of the Dramatic Game, this project searched subsidies in the Constructivist approach structured and debated in the Physical Education field by João Baptista Freire. The analysis of the data obtained was done based in the Pedagogic and Epistemological of Becker's models (2001). The methodological strategy used in this project consisted in the action research, which is considered in the social research as a promoter of wide interaction between researchers and people implicated in the investigated situation, appearing of that interaction the problems to be researched as well as the possible forms of explaining them. The instruments used for analysis of the field research were the semi-Structuralize Interview and the Field's diary. At the end of this project it was possible to notice the increase of the respect among the group, the increased of the knowledge related to the discussed themes and used materials, a bigger self-confidence and spontaneity in the students' actions and the improvement of the contents of the Physical Education when compared with the previous experiences of the group. Through the development of the techniques of the Dramatic Game related to the discussion of the knowledge approaches in the classes of Physical Education it was possible to live deeply experiences that not only developed the physical capacities of the students, but also this contribution extended their understanding of the world, as well as their interpretation of the reality through the body and the experimentation of situations lived deeply by the interpreted "characters"
Ver menos
Entre o jogo e a expressão corporal : o jogo dramatico nas aulas de Educação Fisica
Junia Magalhães Rodrigues
Entre o jogo e a expressão corporal : o jogo dramatico nas aulas de Educação Fisica
Junia Magalhães Rodrigues
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra