Politicas publicas do terceiro setor : escolas, ongs e empresas - atuações na região de Campinas
Wisllayne Ivellyse de Oliveira
TCC
Português
TCC/UNICAMP OL4p
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
73 f.
Orientador: Vicente Rodriguez
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: A educação vive a discussão clássica entre o mercado e o estado, final dentro de um novo momento social, no qual vemos a proposta neoliberal ganhar espaço, a educação deve ser um produto? Ou, ainda é de responsabilidade do estado? O neoliberalismo propõe um estado mínimo responsável apenas...
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Resumo: A educação vive a discussão clássica entre o mercado e o estado, final dentro de um novo momento social, no qual vemos a proposta neoliberal ganhar espaço, a educação deve ser um produto? Ou, ainda é de responsabilidade do estado? O neoliberalismo propõe um estado mínimo responsável apenas pelos serviços essenciais no qual o mercado ¿levanta¿ as formas de regulação com base na demanda e na oferta. Dentro desta discussão é importante ressaltar os fatores históricos e as mudanças mundiais que vêm influenciando nas políticas públicas de educação. Esse trabalho nasceu da vontade de estudar as relações entre o modelo público estatal e o não estatal. Isto é, entender melhor como se dão as relações entre as organizações governamentais e não governamentais. Como estabelecem parcerias e como se dão as suas relações práticas. E ainda quais os critérios e acordos estabelecidos entre eles. Esse tema surgiu em função de minha atuação como Educadora em uma ONG ¿ Comitê para Democratização da Informática que possui muitas relações e parcerias com empresas e órgãos públicos. A pesquisa também visa identificar nas leis como está a regulação para as Fundações, Associações, ONGs (organizações não governamentais) e OSCIPs (organizações da sociedade civil de interesse público) e suas práticas. Quais são as leis? Como elas funcionam? Quais descontos nas tributações elas têm? E também qual é a regulação para as empresas que querem colaborar e tornarem-se empresas de responsabilidade social. O que elas ganham? Que tributos deixam de pagar com as doações? Qual o conceito de empresa de responsabilidade social? Foram analisadas as relações entre os personagens: EMPRESA (BOSCH) ¿ ONG (CDI ¿ Comitê para Democratização da Informática e CEDAP ¿ Centro de Educação e Assessoria Popular) ¿ ESCOLA (E.E. Álvaro Cotomacci) na realidade da região do Campo Grande em Campinas. Esta escola foi escolhida pela empresa após uma pesquisa que identificou que vários funcionários são moradores de seu entorno e por estar localizada numa região muito pobre que agrega vários índices de violência, tráfico e consumo de drogas
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