A legitimidade das lutas : conteudo e conhecimento da Educação Fisica escolar
Cristiane Aguiar
TCC
Português
TCC/UNICAMP Ag93L
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
56 f.
Orientador: Jose Julio Gavião de Almeida
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Os caminhos percorridos pela Educação Física escolar brasileira ao longo dos anos foram muitos. Com relação às várias mudanças ocorridas neste campo do conhecimento, podemos citar a introdução de novos conteúdos às aulas de Educação Física. Dentre eles, encontram-se as lutas, objeto de...
Ver mais
Resumo: Os caminhos percorridos pela Educação Física escolar brasileira ao longo dos anos foram muitos. Com relação às várias mudanças ocorridas neste campo do conhecimento, podemos citar a introdução de novos conteúdos às aulas de Educação Física. Dentre eles, encontram-se as lutas, objeto de estudo deste trabalho. Buscamos legitimar as lutas como conteúdo e principalmente, como área de conhecimento da Educação Física escolar e entender sua contribuição para a formação do ser humano em sua totalidade. O estudo, com base em uma revisão da literatura, foi realizado através da leitura de livros, artigos, dissertações, bases de dados on line, trabalhos de conclusão de curso, leis e revistas acadêmicas. Entendem-se as lutas como manifestação da cultura corporal, onde cada movimento ou gesto está atrelado a uma história e a vários significados. Porém, este conteúdo não esteve presente na escola desde o princípio. Ele vem conquistando seu espaço aos poucos, principalmente após a década de 80, momento em que houve uma mudança significativa no pensamento da Educação Física escolar no Brasil. A preocupação com o ser humano passa, a partir desse momento, a ultrapassar os componentes orgânicos do corpo. As emoções e os sentimentos tornam-se alvo da atenção dos educadores. O aluno deve vivenciar as mais variadas possibilidades de movimento e aprender a falar a partir de seu corpo. Os gestos devem traduzir sentimentos e opiniões, pois não existem isoladamente. A escola passa a ser o meio para que o aluno aprenda a olhar o mundo com seus próprios olhos, ou seja, a pensá-lo e encará-lo de maneira crítica. Mas, no ocidente, as lutas, em algumas situações, estão relacionadas à agressividade. Entretanto, esta maneira de pensar pode ser minimizada através da transformação pedagógica do conteúdo lutas na escola. O educador é o responsável por escolher os conteúdos de suas aulas, planejar e pensar como irá trabalhá-los. Se ele restringir a aula de lutas às técnicas tradicionais de ataque e defesa ele estará privando seus alunos de vivenciar as lutas em sua plenitude, caso contrário, ele conseguirá atingir resultados muito positivos. O professor não precisa conhecer perfeitamente cada luta e saber realizar cada gesto técnico. As lutas, no ambiente escolar, vão muito além disso, mas algumas escolas e professores ainda não estão preparados para a utilização deste conteúdo nas aulas. Muitos paradigmas da Educação Física escolar devem ser quebrados, e isso só poderá ser feito através de estudos e da vontade de alterar a realidade da Educação Física brasileira, que ainda possui um repertório de conteúdos muito restrito e coloca a realização do gesto técnico como objetivo das aulas
Ver menos
Abstract: The paths traveled by Brazilian Physical Education over the years were many. With respect to the various changes in this field of knowledge, we can cite the introduction of new content to classes of Physical Education. Among them are the martial arts, the object of study of this work. We...
Ver mais
Abstract: The paths traveled by Brazilian Physical Education over the years were many. With respect to the various changes in this field of knowledge, we can cite the introduction of new content to classes of Physical Education. Among them are the martial arts, the object of study of this work. We look legitimate martial arts as content and foremost, as an area of knowledge of school physical education and understand its contribution to the formation of the human being in its entirety. The study, based on a review of literature was conducted through the reading of books, articles, dissertations, databases online, completion of course work, laws and academic journals. Refers to the martial arts as a manifestation of culture body, where each movement or gesture is linked to a history and several meanings. However, this content was not present at school since the beginning. It is conquering its space little by little, especially after the 80s, when there was a significant shift in the thinking of Physical Education school in Brazil. The concern with the human being passes from this moment, to overcome the organic components of the body. The emotions and feelings become the focus of attention of educators. The student must experience the most diverse possibilities for movement and learn to speak from his body. The gestures must translate feelings and opinions, because there are not alone. The school becomes the means by which the student learns to look at the world with their own eyes, to think about it and see it so critical. But in the West, the fights, in some situations, are related to aggression. However, this way of thinking can be minimized through the transformation of the educational content martial arts in school. The educator is responsible for choosing the contents of their lessons, plan and consider how it will work. If they restrict the martial arts class to the traditional techniques of attack and defense he will be depriving their students to experience the martial arts in its fullness, otherwise he will achieve very positive results. The teacher does not need to know well each fight and know each hold technical gesture. The martial arts in school environment, go much further, but some schools and teachers are not yet ready for using this content in class. Many paradigms of Physical Education school must be broken, and this can only be done through studies and the desire to change the reality of the Brazilian Physical Education, which still has a very limited repertoire of content and puts the achievement of the objective of the technical gesture classes
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000437124
A legitimidade das lutas : conteudo e conhecimento da Educação Fisica escolar
Cristiane Aguiar
A legitimidade das lutas : conteudo e conhecimento da Educação Fisica escolar
Cristiane Aguiar
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra