Ampliação do tempo da criança na escola : reflexão sobre os CIEPS de Americana
Aline Valentin dos Santos
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP Sa59a
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
40 f.
Orientador : Dirce Djanira Pacheco e Zan
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O que significa ampliar o tempo da criança na escola foi uma das questões que nortearam este trabalho, e a partir dela, levantaram-se outras questões como a educação no período integral, para a criança de seis anos e em conseqüência, a inserção desta criança no ensino fundamental de nove...
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Resumo: O que significa ampliar o tempo da criança na escola foi uma das questões que nortearam este trabalho, e a partir dela, levantaram-se outras questões como a educação no período integral, para a criança de seis anos e em conseqüência, a inserção desta criança no ensino fundamental de nove anos. A pesquisa foi feita através de levantamento bibliográfico, coleta de opiniões de professores e diretora dos ClEPs em Americana além de mães de alunos e reflexão sobre a prática da pesquisadora que atua com alunos dos CIEPs. Foi feita uma reconstrução da história dos ClEPs desde a sua criação até os dias de hoje, em especial, na cidade de Americana; discorreu-se sobre a organização e planejamento curricular dos ClEPs; e enfatizou-se as diferentes vozes sobre a questão proposta inicialmente, inclusive a prática da pesquisadora com grupos de crianças que estão inseridas na educação integral. As conclusões que são tiradas ao final deste trabalho é que apesar de todo um cuidado com a organização e o planejamento dos CIEPs, a educação integral que é oferecida por eles, ainda tem um caráter de cuidado assistencialista da infância, já que as crianças passam todo o dia na escola. Por outro lado, o maior tempo na escola pode também representar um mais tempo para a aprendizagem e uma abertura para a criança, da possibilidade de diversificação da formação da criança (para além das disciplinas clássicas do curriculo). Por último fica a seguinte questão: Para quem ampliar o tempo da criança na escola? Para as próprias crianças? Ou para seus pais? Os principais personagens desta discussão, as crianças, ao passar a maior parte do tempo na escola, perdem o direito ao Ócio e conseqüentemente de brincar e desfrutar de sua infância, portanto é importante, antes de qualquer coisa, analisar o que é melhor para elas e por que a educação integral ou ampliação do tempo na escola, questão que surge principalmente com o ensino fundamental de nove anos é uma das principais alternativas para solucionar os problemas na educação. Este trabalho tem por objetivo aprofundar sobre estes temas e levar o leitor a umareflexão sobre as questões aqui apresentadas
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Abstract: Not informed
Ampliação do tempo da criança na escola : reflexão sobre os CIEPS de Americana
Aline Valentin dos Santos
Ampliação do tempo da criança na escola : reflexão sobre os CIEPS de Americana
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