Narrativas docentes e reflexidade na parceria universidade-escola : o que dizem os professores
Beatriz Cristina Chagas
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP C346n
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
100 f.
Orientador : Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A partir de um projeto formativo-investigativo compartilhado entre universidade e escola públicas, apoiado por um órgão brasileiro de fomento à pesquisa, o processo de reflexividade coletiva de um grupo de professores foi registrado em memória escrita do tipo descritivo/narrativo,...
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Resumo: A partir de um projeto formativo-investigativo compartilhado entre universidade e escola públicas, apoiado por um órgão brasileiro de fomento à pesquisa, o processo de reflexividade coletiva de um grupo de professores foi registrado em memória escrita do tipo descritivo/narrativo, objetivando compreender este processo por meio da análise crítica das narrativas dos professores envolvidos. A reflexão por escrito é um dos mais valiosos instrumentos para aprender sobre quem somos nós ¿ pessoal e profissionalmente ¿ e sobre a nossa atuação como educadores, uma vez que favorece a análise do trabalho realizado e do percurso de formação. Os educadores, ao refletirem sobre as suas práticas pedagógicas produzem saberes e conhecimentos e podem (re) configurá-los. Desde o ano letivo de 2004, este grupo, reunido semanalmente, combinou que haveria um relato das reuniões, realizado de forma alternada e rodiziada pelos docentes. Inicialmente, algumas pessoas ofereceram resistência à produção de um texto, afirmando que não era possível registrar e discutir ao mesmo tempo. Orientado pelos professores da universidade, o grupo concordou em iniciar o registro definindo-se que o relato deveria conter uma descrição objetiva dos fatos, acompanhada de uma análise subjetiva do relator, apontando impressões ou sentimentos acerca da discussão. Na semana posterior, o texto era trazido e lido para todo o grupo, que tecia comentários, fazia correções de eventos e aprovava o relato. Semanalmente, estes relatos servem para que os professores possam exercitar o registro e a escrita sobre o cotidiano, podendo analisá-lo e transformá-lo. Além disso, quase sempre é possibilitada a retomada das discussões ocorridas na semana anterior quando de sua leitura. O relato das reuniões tornou-se uma prática não só nos grupos de trabalho, mas também em outros momentos em que os professores estão reunidos, de modo mais ou menos formalizado. É interessante observar que dependendo do membro do grupo que faz o relato, há mais considerações objetivas ou subjetivas, o que tem sido apontado por diferentes componentes em momentos diversos. Na análise de 98 relatos, os professores têm indicado preferencialmente aspectos que podem ser organizados em 2 grandes eixos de análise: a escrita na visão dos docentes e a autoria dos textos produzidos. Os resultados sugerem que as narrativas pedagógicas dos educadores constituem e tornam evidentes importantes reflexões, quer sobre as práticas desenvolvidas, quer sobre si mesmos, permitindo e organizando o próprio trabalho e, ainda, sistematizando lições emergentes da experiência
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