Ações afirmativas : um estudo sobre a integração do aluno negro na universidade
Tamirys Proença Bonilha
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP B64a
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
76 f.
Orientador : Angela Fatima Soligo
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este projeto tem por objetivos estudar a implantação de políticas públicas preocupadas com reparações, compensações e ou ações afirmativas que visam assegurar o acesso de negros a posições e postos estratégicos na sociedade brasileira. tal como na universidade, por meio do sistema de cotas...
Ver mais
Resumo: Este projeto tem por objetivos estudar a implantação de políticas públicas preocupadas com reparações, compensações e ou ações afirmativas que visam assegurar o acesso de negros a posições e postos estratégicos na sociedade brasileira. tal como na universidade, por meio do sistema de cotas e especialmente do PAAIS - Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social, na UNICAMP. Identificar os elementos que compõem o processo de integração do estudante universitário negro e branco no contexto universitário, bem como analisar a visão do aluno negro a respeito da universidade e seus modos de inserção. Em um primeiro momento, realizou-se um levantamento e análise da produção contemporânea sobre o racismo e as ações afirmativas no Brasil. Em seguida, houve a aplicação do Instrumento de integração, QVA-r - Questionário de Vivências Acadêmicas, em sua versão reduzida para a realidade brasileira e a realização das entrevistas semi-estruturadas com cinco alunos negros e cinco brancos participantes do PAAIS nos anos 2005 e 2006. Os resultados apontam com relação à integração do aluno negro ao contexto universitário, dimensões mais positivas relativas à carreira e à instituição e dimensões mais negativas referentes às características pessoais e relações interpessoais; no caso dos alunos brancos, as dimensões mais negativas se referem ao estudo e às relações interpessoais, as dimensões carreira, institucional e pessoal. aparecem de forma positiva no processo integração. No conteúdo das entrevistas, destacam-se elementos de natureza meritocrática e de negação da questão racial no contexto da universidade. Tais elementos podem estar associados à dinâmica do preconceito, que opera de forma camuflada na realidade brasileira, inclusive na universidade
Ver menos
Ações afirmativas : um estudo sobre a integração do aluno negro na universidade
Tamirys Proença Bonilha
Ações afirmativas : um estudo sobre a integração do aluno negro na universidade
Tamirys Proença Bonilha
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra