Comercialização mediante livre contratação no mercado brasileiro de energia eletrica
Erika Shiota Montadon
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M762c
[Power contracts in competitive Brazilian electricity market]
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
139p. : il.
Orientador: Paulo de Barros Correia
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Resumo: Dentre as alternativas para a contratação de energia elétrica no ambiente livre, encontrar a que mais traduz as necessidades dos compradores e vendedores, respeitando as características e limitações de ambas as partes, tornou-se um desafio para o mercado. A oportunidade de tomar decisões...
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Resumo: Dentre as alternativas para a contratação de energia elétrica no ambiente livre, encontrar a que mais traduz as necessidades dos compradores e vendedores, respeitando as características e limitações de ambas as partes, tornou-se um desafio para o mercado. A oportunidade de tomar decisões estratégicas de curto e longo prazos para negociar energia elétrica dentro de um novo ambiente, criou expectativas de melhores resultados para o setor e motivou a elaboração deste trabalho. O estudo apresenta os atores participantes da livre comercialização, a regulação específica, os riscos existentes nas contratações e os conceitos para gerenciá-los, baseados na tipificação de contratos e ferramentas estratégicas. A aplicação é apresentada sob a ótica dos consumidores livres e comercializadores. São explorados os itens relevantes em um contrato e os aspectos significativos para realizar-se uma contratação, considerando-se estratégia, cenários, preços e conjunturas internas e externas. Paralelos como a descrição dos ambientes livre e cativo são traçados, com o objetivo de demonstrar as principais características e alternativas existentes para cada situa¸c¿ao. Para ilustrar as operações de curto e longo prazos, criadas a partir de cenários e efetivados por meio de derivativos de energia, estudos de caso s¿ao apresentados, com o intuito de mostrar a aplicação das regras e procedimentos de comercialização do mercado de curto prazo e o que impacta nas curvas de consumo e no cenário de contratação. O trabalho consolida um conjunto de informações para a atuação na livre comercialização, abordando o tema através de conceitos e aplicações utilizados no mercado de energia.
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Abstract: Finding the best alternatives for power contracts in competitive electricity market that adapt the necessities of suppliers and consumers, considering features and limitations of both parts, became a challenge to power market. The opportunity of taking strategic decisions of long and...
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Abstract: Finding the best alternatives for power contracts in competitive electricity market that adapt the necessities of suppliers and consumers, considering features and limitations of both parts, became a challenge to power market. The opportunity of taking strategic decisions of long and short-term market to trade electricity in the new environment, created expectations of better results to the electric sector and motivated the development of this work. The analysis presents the participant actors of competitive electricity market, the specific regulation, the market risks and concepts to manage them, based on different types of financial instruments and their strategic tools. The application was analyzed from the optics of free consumers and traders. It was explored the main items in a contract and all aspects to make a contract, considering strategy, scenarios, prices and internal and external conjunctures. Parallels as the description of competitive and no-competitive markets are formed, in order to demonstrate the main features and alternatives for each situation. To illustrate short and long term operations, created from scenarios and accomplished by electricity derivatives, case studies are analyzed, purposing the application of commercialization rules and procedures of short term market and the impact in the consumer curve and contracts scenarios. The
work consolidates a set of informations to the performance in competitive electricity market, approaching the subject through concepts and applications used in power market. Ver menos
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Correia, Paulo de Barros, 1954-
Orientador
Barbosa, Paulo Sergio Franco, 1957-
Avaliador
Comercialização mediante livre contratação no mercado brasileiro de energia eletrica
Erika Shiota Montadon
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Erika Shiota Montadon
Exemplares
Nº de exemplares: 2
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