Avaliação da coordenação motora em escolares de 7 a 10 anos em uma escola do ensino fundamental de Campinas-SP
Tathyane Krahenbuhl
TCC
Português
TCC/UNICAMP K856a
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
71 p.
Orientador: Jose Irineu Gorla
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Eduacação Física
Resumo: Este estudo tem por finalidade avaliar a coordenação motora de meninos e meninas de 7 a 10 anos de uma escola pública municipal de Campinas - SP. Foram avaliados 152 sujeitos, sendo 73 meninas (48,02%) e 79 meninos (51,98%). Para tanto foi utilizado a bateria de testes para coordenação...
Ver mais
Resumo: Este estudo tem por finalidade avaliar a coordenação motora de meninos e meninas de 7 a 10 anos de uma escola pública municipal de Campinas - SP. Foram avaliados 152 sujeitos, sendo 73 meninas (48,02%) e 79 meninos (51,98%). Para tanto foi utilizado a bateria de testes para coordenação motora, o KTK, que consiste em quatro provas, tais como o equilíbrio sobre a trave, os saltos monopedais, os saltos laterais e a transferência sobre a plataforma. Também foram analisadas as características antropométricas através do IMC (Kg/m2). Os resultados obtidos foram superiores para os meninos em todas as faixas etárias. Aos sete anos os meninos apresentaram resultados superiores na prova de equilíbrio sobre a trave (p=0,05), aos oito anos obtiveram resultados superiores na prova de transferência sobre a plataforma (p=0,03), aos nove anos os resultados foram superiores nos saltos laterais (p=0,00), na soma dos quocientes motores (p=0,01) e no quociente motor total (p=0,01), aos dez anos os resultados foram significativamente superiores nos saltos monopedais (p=0,00), na soma dos quocientes motores (p=0,04) e no quociente motor total (p=0,04), sempre a favor dos meninos. Quando comparados pela faixa etária entre si, o grupo masculino não apresentou diferenças significativas com o incremento da idade, enquanto que as meninas apresentaram resultados superiores na relação de nove para dez anos na prova de equilíbrio sobre a trave (p=0,03), Porém, aos oito anos, as meninas apresentaram resultados significativamente superiores ao grupo de nove anos na prova de saltos laterais (p=0,00), na soma dos quocientes motores (p=0,02) e no quociente motor total (p=0,02). Estes resultados, em geral, assemelham-se a outros encontrados na literatura
Ver menos
Abstract: The purpose of this study is to evaluate the motor coordination of boys and girls from 7 to 10 years in a municipal public school in Campinas ¿ SP. We evaluated 152 volunteers, 73 girls (48.02%) and 79 boys (51.98%). We use the battery of tests for motor coordination, the KTK, which...
Ver mais
Abstract: The purpose of this study is to evaluate the motor coordination of boys and girls from 7 to 10 years in a municipal public school in Campinas ¿ SP. We evaluated 152 volunteers, 73 girls (48.02%) and 79 boys (51.98%). We use the battery of tests for motor coordination, the KTK, which consists of four tests, balancing backward, hopping on one leg, jumping sideways and shifting platforms. Also examined were the anthropometric characteristics by BMI (kg/m2). The results were superior to boys in all age groups. In the seven years group, the boys had superior results compared the girls on the balancing backward (p = 0.05). The eight years the results were higher than in the shifting platforms (p = 0.03), the nine years the results were higher in the jumping sideways (p = 0.00), the sum of motor quotients (p = 0.01) and the total motor quotient (p = 0.01), the ten years the results were significantly higher in hopping on one leg (p = 0.00), the sum of motor quotients (p = 0.04) and the total motor quotient (p = 0.04), always in favor of boys. When compared by age in the same group (female or male), the male group showed no significant differences with the increment of age, whereas the girls showed superior results in nine to ten years in evidence on the balancing backward (p = 0.03). But for eight years, girls performed significantly higher than the group of nine years in the test of jumping sideways (p=0.00), the sum of motor quotients (p = 0.02) and the total motor quotient (p = 0.02). These results, in general, are similar to those found in literature
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000436861
Avaliação da coordenação motora em escolares de 7 a 10 anos em uma escola do ensino fundamental de Campinas-SP
Tathyane Krahenbuhl
Avaliação da coordenação motora em escolares de 7 a 10 anos em uma escola do ensino fundamental de Campinas-SP
Tathyane Krahenbuhl
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra