O ludico como fator motivacional para crianças nas aulas de educação fisica adaptada
Patricia Buttaro Farias
TCC
Português
TCC/UNICAMP F225L
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
Orientador: Jose Luis Rodrigues
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Estima-se que aproximadamente 14,5% da população brasileira possuam algum tipo de deficiência. Um número tão significativo de pessoas nessa condição implica na necessidade de conhecer melhor essa população e o papel dos profissionais que atuam com os mesmos. Em especial na área da Educação...
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Resumo: Estima-se que aproximadamente 14,5% da população brasileira possuam algum tipo de deficiência. Um número tão significativo de pessoas nessa condição implica na necessidade de conhecer melhor essa população e o papel dos profissionais que atuam com os mesmos. Em especial na área da Educação Física, é fundamental que o profissional encontre estratégias que possibilite a realização de um bom trabalho. Por meio de uma revisão de literatura, este trabalho apresenta como objetivo, mostrar a relevância do lúdico como uma estratégia para estimular a motivação das crianças com deficiência nas aulas de Educação Física Adaptada. Ainda que este meio seja, muitas vezes, destituído de um significado funcional, visto apenas como um descanso ou o extravasar de uma energia excedente, de modo geral, pode-se observar que sua utilização constitui uma valiosa ferramenta para a obtenção do êxito, pois o prazer na realização das aulas representa a motivação necessária para a adesão ao programa de Educação Física. Deste modo, se o lúdico e a motivação são considerados fatores importantes na aprendizagem e no desenvolvimento de crianças sem deficiência, eles ganham um valor maior ainda, quando no trabalho com crianças com deficiência
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Abstract: It is estimated that approximately 14, 5% of the Brazilian population has some form of disability. A very significant number of people in that condition imply the need to better know those people and the role of professionals who work with them. In particular in the area of physical...
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Abstract: It is estimated that approximately 14, 5% of the Brazilian population has some form of disability. A very significant number of people in that condition imply the need to better know those people and the role of professionals who work with them. In particular in the area of physical education, it is essential that the professional find strategies that enable the achievement of a good job. Through a review of literature, this work presents as objective, show the relevance of leisure as a strategy to stimulate the motivation of children with disabilities in the Physical Education Adapted classes. While this means is often devoid of a functional significance, seen only as a rest or the spill of an energy surplus, in general, it's possible note that their use is a valuable tool for obtaining success, because the pleasure to do the class is the motivation necessary for accession to the Physical Education programme. Thus, if the playful and motivation are considered important factors in learning and development of children without disabilities, they gain an even greater value when working with children with disabilities
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