Educação fisica e adolescencia : "professor, não vou participar da aula!"
Juliana Fagundes Jaco
TCC
Português
TCC/UNICAMP J151e
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
50 p.
Orientador: Elaine Prodocimo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Esta monografia foi desenvolvida a partir do problema por mim observado que é comum parte dos alunos que se encontram nas 7as e 8as séries deixem de participar das aulas de Educação Física. Estes alunos estão em um período de vida chamado de adolescência, o qual é caracterizado por...
Ver mais
Resumo: Esta monografia foi desenvolvida a partir do problema por mim observado que é comum parte dos alunos que se encontram nas 7as e 8as séries deixem de participar das aulas de Educação Física. Estes alunos estão em um período de vida chamado de adolescência, o qual é caracterizado por transformações físicas, sociais e psicológicas. Tais transformações repercutem em todas as esferas da vida desses sujeitos, inclusive na escola. Estes adolescentes, muitas vezes, se recusam a participar das atividades propostas na aula de Educação Física e acabam deixando de ter acesso aos conteúdos dessa disciplina que pertence ao currículo escolar e contribui na formação total destes alunos. Por isso, esta pesquisa teve como objetivo verificar quais são os motivos que afastam alguns adolescentes das aulas de educação física e, com estas respostas, poder fornecer aos professores ferramentas que os auxiliem a enfrentar esta problemática em seu cotidiano escolar. Nesta pesquisa utilizou-se o método qualitativo e quantitativo para encontrar os resultados; observou-se e analisou-se aulas de doze 7as séries e doze 8as séries de 4 escolas públicas de Campinas, totalizando 24 turmas observadas de 6 professores diferentes. Foram entrevistados 82 alunos dentre todos os que não participavam das atividades de aula. Com isto, pode-se verificar que os motivos mais citados pelos alunos para a não participação estavam relacionados à motivos pessoais e a estrutura metodológica da aula
Ver menos
Ver menos
Abstract: This monograph was developed from the observed problem that is common that it has left of the students of 7ª and 8ª series leave to participate of the lessons of physical education. These students are in a period of life that is called adolescence, period that is characterized by...
Ver mais
Abstract: This monograph was developed from the observed problem that is common that it has left of the students of 7ª and 8ª series leave to participate of the lessons of physical education. These students are in a period of life that is called adolescence, period that is characterized by transformation in their physical , social life and psychological. Such transformations reverberate in all the spheres of the life of these citizens, also in the school. These adolescents many times if refuse to participate of the activities proposals in the lesson of physical education and finish leaving to have access to the contents of this discipline that pertaining to school resume and have its especificidades to contributing in the total formation of this student. Therefore, this research has as objective to verify which they are the reasons that move away some adolescents from the lessons of physical education e, with these answers, power to supply to the professors and futures professors tools that assist them to face this problematic one in its daily pertaining to school. This research used the qualitative and quantitative method to find the results; it observed and it analyzed lessons of twelve 7ª series and twelve 8ª series of 4 public schools of Campinas, totalizing 24 observed groups of 6 different professors and had been interviewed 82 pupils of the total that did not participate of the activities of lesson. With this, it can be verified that the reasons more cited by the pupils for the participation were not related to the personal reasons and with the metodológica structure of the lesson
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000436852
Educação fisica e adolescencia : "professor, não vou participar da aula!"
Juliana Fagundes Jaco
Educação fisica e adolescencia : "professor, não vou participar da aula!"
Juliana Fagundes Jaco
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra