Analise do teste TGMD-2 em crianças com deficiencia mental
Isabela Marcia Gibrim Dias
TCC
Português
TCC/UNICAMP D543a
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
64p.
Orientador: Jose Irineu Gorla
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: O processo de desenvolvimento varia em termos de velocidade, ou seja, cada sujeito pode apresentar atrasos ou avanços, dependendo das restrições orgânicas do sujeito, restrições da tarefa, e do ambiente, todas oriundas no modelo de NEWELL 1986 (HAYWOOD, 2004). Logo os atrasos ou avanços...
Ver mais
Resumo: O processo de desenvolvimento varia em termos de velocidade, ou seja, cada sujeito pode apresentar atrasos ou avanços, dependendo das restrições orgânicas do sujeito, restrições da tarefa, e do ambiente, todas oriundas no modelo de NEWELL 1986 (HAYWOOD, 2004). Logo os atrasos ou avanços influem diretamente nas habilidades da vida diária, como por exemplo: caminhar, correr, saltar, vestir-se, etc. Todos os sujeitos podem apresentar avanços ou atrasos nos níveis de desenvolvimento. O mesmo se aplica às pessoas com deficiência mental. Este estudo teve por objetivo verificar o desempenho em tarefas de habilidade motora grossa através do Test of Gross Motor Development ¿ Second Edition (TGMD-2), proposto por Ulrich (2000). Participaram do estudo crianças com deficiência mental de ambos os sexos entre 06 e 10 anos de idade matriculados na APAE de Campinas-SP. A partir dos resultados, verificamos que o desempenho das crianças de seis a dez anos em tarefas que envolviam habilidade motora grossa apresentaram um perfil abaixo da média esperada para sua idade, o que vem reforçar cada vez mais a importância da realização de testes específicos de coordenação motora em população especial, pois só assim podem ser ampliados as informações e conhecimentos sobre o que poderá ser utilizado para melhorar sua condição de vida e aprimorar informações aos profissionais da área, levando em consideração a escassez de informações sobre o tema
Ver menos
Ver menos
Abstract: The development process varies in terms of speed, i.e. each subject can show delays or advances, depending on the organic and task restrictions , or on the environment, all deriving ones in the NEWELL model (1986 Haywood, 2004). So, the delays or advances influence the abilities of daily...
Ver mais
Abstract: The development process varies in terms of speed, i.e. each subject can show delays or advances, depending on the organic and task restrictions , or on the environment, all deriving ones in the NEWELL model (1986 Haywood, 2004). So, the delays or advances influence the abilities of daily life, as for example: walking, running, jumping, dressing, etc. All the individuals can present advances or delays in development levels. The same applies to persons with mental disabilities. The objective of this study is to verify the performance in the task of gross motor ability through The Test of Gross Motor Development ¿ Second Edition (TGMD - 2), proposed by Ulrich (2000). Children with mental disabilities, of both sexes, ages from 06 and 10 years and registered at APAE from Campinas - SP has participated in this study. From the results, we notice that the performance of children, six to ten years old, in tasks involving the gross motor ability, presents a profile below average expected for their age, enhancing increasingly the importance of specific motor coordination tests in this special population, because, only in this way, information and knowledge about what can be used to improve their condition of life can be widened, and, it can also improve the information to professionals, considering the shortage of information on this subject
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000436850
Analise do teste TGMD-2 em crianças com deficiencia mental
Isabela Marcia Gibrim Dias
Analise do teste TGMD-2 em crianças com deficiencia mental
Isabela Marcia Gibrim Dias
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra