Reflexões sobre o corpo em treinamento e a imagem corporal
Juliana Miguita
TCC
Português
TCC/UNICAMP M588r
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
34 p.
Orientador: Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Tavares
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Eduacação Física
Resumo: O corpo e o movimento, temas centrais dos estudos que envolvem a Educação Física, passam, ao longo da vida, por diversos processos de treinamento, que têm como objetivo melhorar o aproveitamento das potencialidades e ampliar as possibilidades de ação do homem, na medida em que podem...
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Resumo: O corpo e o movimento, temas centrais dos estudos que envolvem a Educação Física, passam, ao longo da vida, por diversos processos de treinamento, que têm como objetivo melhorar o aproveitamento das potencialidades e ampliar as possibilidades de ação do homem, na medida em que podem contribuir para o seu desenvolvimento integral, em suas múltiplas dimensões (cognitivas, motoras, sociais, afetivas, espirituais, etc). O treinamento deve, então, auxiliar cada um na busca de sua realização pessoal e cabe somente ao indivíduo definir quais objetivos ele deseja atingir a partir dessas determinadas práticas. Quando falamos de crianças, isso não é diferente. Apesar de projetarmos nelas as imagens ideais que construímos a partir da nossa cultura, desde o nascimento, elas são fontes genuínas de desejo e carregam consigo energias pulsionais que ao se confrontarem com os obstáculos do mundo externo vão se adequando às exigências sociais. Ao impormos às crianças as nossas próprias vontades e interesses, elas têm diminuída a possibilidade de descobrirem em si mesmas aquilo que realmente lhes agrada e passam a determinar suas ações apenas pelo valor social e não pela satisfação do seu próprio desejo. Nesses casos, serão as recompensas ou punições que definirão as escolhas desses sujeitos e o comportamento se afastará do seu corpo real, que passará de fonte genuína de desejo a organismo passivo, adaptado a um sistema de regras. A construção da identidade fica comprometida e, conseqüentemente, o desenvolvimento da imagem corporal. São as experiências corporais, mediadas pelos adultos através da linguagem, que permitem a cada um o reconhecimento das suas sensações e emoções, limites e capacidades, prazeres e desprazeres e o entendimento de si como ser único e diferenciado, consciente de sua própria identidade. Se restringirmos as possibilidades das crianças viverem essas experiências, escolhendo em seu lugar aquilo que elas devem fazer, o treinamento adquire o caráter de adestramento, ficando a criança alienada à vontade do adulto. O treinamento, como ato educativo, deve ser um meio para desenvolver o ser humano, naquilo que é de seu interesse. O resultado será reflexo desse desenvolvimento e nunca deve ser considerado o fim maior, ou seja, nem o sujeito, nem o professor / treinador, devem supervalorizar o resultado em detrimento do corpo, pois assim, estariam colocando-o na posição de objeto e não como uma unidade que se expressa pelos movimentos, sentimentos e pensamentos que se constroem ao longo da vida do sujeito na relação com o meio externo
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Abstract: Body and moving, major Physical Education related subjects, are influenced by several treinment processes meant to improve potencialities exploitation and to extend men's actions' possibilities, as far as they can contribute to his full development in its various dimensions (cognitive,...
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Abstract: Body and moving, major Physical Education related subjects, are influenced by several treinment processes meant to improve potencialities exploitation and to extend men's actions' possibilities, as far as they can contribute to his full development in its various dimensions (cognitive, socials, afectives, spirituals, etc). Treinment should, therefore, auxiliate each one in his own personal realization's persuit, chasing wichever objectives he believes to be apropriated, with the aid of these practices. This is not diferent when discussing about children. Even thou we project on them the ideal images wich we build from our culture, since their borning, they are true sources of desire and carry within pulsional energies that, when confronted to external world's obstacles, fit in to social demandings. When imposing to children our own wills and interests, they have their possibilities to find in themselves what really pleases them diminisheds and tend to determinate every action only by its social value instead of by desire's satisfactions. In these cases, it will be rewards and punishments wich shall define these childrens choices, and their behavior will be set apart from their real body, wich will be transformed from a true source of desire to a passive organism subjected to a rules system. Identity construction - and therefore, corporal image's development - shall be compromised. Corporal experiences, mediated by adults through language, permit to each one to recognize his sensations, emotions, limits, capacities, plasures and displasures, and to understand himself as a unic being, aware of his identity. Restricting children's possibilities to live these experiences, chosing for them what they must do, concedes treinment a dressage's function, and childrens became subdued to adults will. Treinment as an educative act should be a mean to the human being's development, concearning his interests. The result shall be a mirror match of this development, and should never be taken as the ultimate objective, in other words, neighter the subject or the professor/treiner should overvalue the results in spite of the body, for if so, they would treating it as an object and not as a unit expressed by movements, feelings and thoughts wich are built in the course of a lifetime, acording to the external ambient
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Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000436837
Reflexões sobre o corpo em treinamento e a imagem corporal
Juliana Miguita
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