A influência da classe social na rotina e nos processos socializadores que acontecem com crianças de duas creches em Campinas
Ana Carolina Marques Camara
TCC
Português
TCC/UNICAMP C14i
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
41 f.
Orientador: Ana Maria Fonseca de Almeida
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: Esta pesquisa procura fazer uma comparação entre os diferentes tipos de experiências educativas oferecidas por uma creche municipal, que atende famílias de classe popular, e uma creche privada, que atende famílias de classe média. As duas creches realizam atividades muito parecidas,...
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Resumo: Esta pesquisa procura fazer uma comparação entre os diferentes tipos de experiências educativas oferecidas por uma creche municipal, que atende famílias de classe popular, e uma creche privada, que atende famílias de classe média. As duas creches realizam atividades muito parecidas, entretanto possuem rotinas diferentes e as crianças de mesma faixa etária, assim como suas professoras, comportam-se de maneira bastante diversa em cada instituição. Para construir a problematização, apoiei-me bastante no trabalho desenvolvido por Annete Lareau (2007) sobre as diferenças entre as classes sociais na criação dos filhos. A partir da maneira como os país educam seus filhos, Lareau define os conceitos ¿cultivo orquestrado¿ e ¿crescimento natura1¿ que utilizo como ferramentas para compreender o contexto socializador em cada uma das creches. Por meio de observações prolongadas, estudo dos documentos produzidos pelas duas instituições, questionários e entrevistas, foi possível identi?car uma polarização das experiências educativas em termos muito próximos aos relatados por Lareau (2007). O ¿cultivo orquestrado¿ é mais presente na educação das crianças que frequentam a creche particular. Ali as diretrizes disciplinares são mais negociadas e as atividades das crianças são controladas e acompanhadas em praticamente todos os momentos. O ¿crescimento natural¿ é mais presente na educação das crianças que frequentam a creche municipal. Ali as diretrizes disciplinares são impostas de forma mais direta e deixa-se significativamente mais tempo para as brincadeiras livres
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A influência da classe social na rotina e nos processos socializadores que acontecem com crianças de duas creches em Campinas
Ana Carolina Marques Camara
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