A educação no periodo da ditadura civil-militar : estudo da lei 5692/71 e suas implicações
Barbara Muniz de Aguiar
TCC
Português
TCC/UNICAMP Ag93e
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
40 f.
Orientador: Jose Luis Sanfelice
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Esse trabalho de conclusão de curso discorre sobre as primeiras Leis de Diretrizes e Bases, que regulamentam o ensino brasileiro, ressaltando a lei 5692/71(2a LDB), especificando mais o que trata sobre o ensino profissionalizante. O objetivo e identificar as determinações da lei para a organização...
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Esse trabalho de conclusão de curso discorre sobre as primeiras Leis de Diretrizes e Bases, que regulamentam o ensino brasileiro, ressaltando a lei 5692/71(2a LDB), especificando mais o que trata sobre o ensino profissionalizante. O objetivo e identificar as determinações da lei para a organização do ensino profissionalizante, estudando suas bases teóricas (Teoria do Capital Humano) que foram incorporadas na legislação em pauta. É também estudar os reflexos objetivos que a legislação provocou na realidade educacional do período e uma posição do ensino profissionalizante nos dias de hoje. No Estado novo, a Constituição de 1937 tira do Estado o dever quanto a Educação, fazendo com que ela deixe de ser uma ação obrigatória. Em 1942, o ministro da Educação Gustavo Capanema produziu as Leis Orgânicas do Ensino, que sistematizavam o ensino nacional e era validade para todo o Brasil pelo governo do Estado Novo. Algumas reformas parciais no ensino começam a ser feitas por Gustavo Capanema, Ministro do Governo Vargas. Essas reformas foram denomina das Leis Orgânicas do Ensino. Foram contemplados o ensino primário e o ensino médio e decretadas entre 1942 e 46, sendo criados para tal objetivo, alguns decretos - lei. Apos a década de 30, Com a crise econômica pós-guerra, o país adotara o modelo de substituição das importações. Com a diminuição da entrada de produtos estrangeiros no país, era necessário que a produção interna fosse impulsionada
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Esse trabalho de conclusão de curso discorre sobre as primeiras Leis de Diretrizes e Bases, que regulamentam o ensino brasileiro, ressaltando a lei5692/71(2a LDB), especificando mais o que trata sobre o ensino profissionalizante.O objetivo é identificar as determinações da lei para a organização do...
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Esse trabalho de conclusão de curso discorre sobre as primeiras Leis de Diretrizes e Bases, que regulamentam o ensino brasileiro, ressaltando a lei5692/71(2a LDB), especificando mais o que trata sobre o ensino profissionalizante.O objetivo é identificar as determinações da lei para a organização do ensino profissionalizante. estudando suas bases teóricas (Teoria do Capital Humano) que foram incorporadas na legislação em pauta. É também estudar os reflexos objetivos que a legislação provocou na realidade educacional do período e uma posição do ensino profissionalizante nos dias de hoje. No Estado novo, a Constituição de 193? tira do Estado o dever quanto á Educação, fazendo com que ela deixe de ser uma ação obrigatória. Em 1942, o ministro da Educaçäo Gustavo Capanema produziu as Leis Orgãnioas do Ensino, que sistematizavam o ensino nacional e era validada para todo o Brasil pelo governo do Estado Novo. Algumas reformas parciais no ensino começam a ser feitas por Gustavo Capanema, ministro do Governo Vargas. Essas reformas foram denomina das Leis Organicas do Ensino. Foram contemplados o ensino primário e o ensino médio e decretadas entre 1942 e 46, sendo criados para tal objetivo, alguns decretos - Iei. Após a década de 30. com a crise econômica pós-guerra, o país adotara o modelo de substituição das importações. Com a diminuição da entrada de produtos estrangeiros no pais, era necessário que a produção interna tosse impulsionada.
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Barbara Muniz de Aguiar
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