A imagem sem imagem : uma abordagem da teoria do conhecimento de Meister Eckhart através do principio hermeneutico da imago-bild
Matteo Raschietti
TESE
Português
T/UNICAMP R183i
[Image without image]
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
300 p.
Orientador: Francisco Benjamin de Souza Netto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: O intuito dessa tese está em apresentar e tentar entender a organização da teoria do conhecimento de Meister Eckhart que, começando pela distinção escolástica entre percepção sensível, conhecimento por representação e conhecimento por intuição, vai além de um simples percurso cognitivo. Para...
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Resumo: O intuito dessa tese está em apresentar e tentar entender a organização da teoria do conhecimento de Meister Eckhart que, começando pela distinção escolástica entre percepção sensível, conhecimento por representação e conhecimento por intuição, vai além de um simples percurso cognitivo. Para o mestre dominicano, a finalidade do conhecimento é conhecer perfeitamente a Deus e sua conditio sine qua non é o abandono de todas as imagens materiais. O conceito de imagem (imago em ltim, Bild em alemão) na teoria eckhartiana, é um verdadeiro princípio hermenêutico que torna possível o acesso ao conhecimento, à compreensão, à elucidação dos nós mais difíceis do seu pensamento. O recurso metodológico utilizado para alcançar os objetivos prefixados corresponde ao processo criativo da forma na escultura, segundo uma metáfora plotiniana que o próprio Eckhart utiliza. Assim, nos primeiros três capítulos, são retirados paulatinamente os fragmentos que ocultam "a imagem sem imagem" de que fala o turíngio: a reflexão aristotélica, neoplatônica e cristã sobre a imagem e também a própria produção eckhartiana, em latim e em mittelhochdeutsch.
Através dessa análise, é reconhecida a presença de suas tradições: a tradição filosófica da representação (na teoria do conhecimento) e a tradição teológica do Filho como imagem. No último capítulo, a imago-Bild é reconstruída a partir de três perspectivas: hermenêutica, teológica e ética. Essa abordagem da teoria do conhecimento de Meister Eckhart permite reconhecer três aspectos fundamentais, a saber: a necessidade do desprendimento de todas as imagens das criaturas, expressa pelo verbo entbilden e o substantivo feminino Entbildung; uma dúplice possibilidade de interpretação da imago- Bild, ativa e passiva, que considera o ser humano como aspectum de Deus e Deus como respectum do ser humano, unidos em uma única realidade assim como o modelo e a imagem são unum; a finalidade última do conhecimento de Deus, que é re-conhecer a Sua imagem no fundo da alma, no qual o ser humano encontra sua semelhança com Ele na dessemelhança de si mesmo e de todas as criaturas.
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Através dessa análise, é reconhecida a presença de suas tradições: a tradição filosófica da representação (na teoria do conhecimento) e a tradição teológica do Filho como imagem. No último capítulo, a imago-Bild é reconstruída a partir de três perspectivas: hermenêutica, teológica e ética. Essa abordagem da teoria do conhecimento de Meister Eckhart permite reconhecer três aspectos fundamentais, a saber: a necessidade do desprendimento de todas as imagens das criaturas, expressa pelo verbo entbilden e o substantivo feminino Entbildung; uma dúplice possibilidade de interpretação da imago- Bild, ativa e passiva, que considera o ser humano como aspectum de Deus e Deus como respectum do ser humano, unidos em uma única realidade assim como o modelo e a imagem são unum; a finalidade última do conhecimento de Deus, que é re-conhecer a Sua imagem no fundo da alma, no qual o ser humano encontra sua semelhança com Ele na dessemelhança de si mesmo e de todas as criaturas.
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Abstract: The purpose of this thesis is to present and try to understand the organization of Meister Eckhart's theory of knowledge which, starting from the scholastic distinction among sensitive perception, knowledge by representation and knowledge by intuition, goes beyond a simple cognitive...
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Abstract: The purpose of this thesis is to present and try to understand the organization of Meister Eckhart's theory of knowledge which, starting from the scholastic distinction among sensitive perception, knowledge by representation and knowledge by intuition, goes beyond a simple cognitive journey. For Dominican Master, the purpose of knowledge is to get to know God perfectly and its condition sine qua non is forsaking all material images. The concept of image (imago in Latin, Bild in German) in eckhartian theory, is a truly hermeneutical principle which renders possible the access to knowledge, comprehension and elucidation of the most intricate knots of his thought. The methodological resource used to reach the objectives settled beforehand corresponds to creative process of form in the sculpture, according to a Plotinian metaphor that Eckhart himself makes use of. So, in first three chapters, the fragments that occult the "image without image" of which turingian talks are removed little by little: the Aristotelic, Neoplatonic and Christian reflection about image and the eckhartian production too, in Latin or in Mittelhochdeutsch. Through this analysis, the presence of two traditions is recognized: the philosophical tradition of representation (in the theory of knowledge) and theological tradition of the Son as image. In the last chapter, the imago- Bild is reconstructed from three perspectives: hermeneutical, theological and ethic. This approach to Meister Eckhart's theory of knowledge allows to recognize three fundamental aspects, namely: the need of detachment of all images of creatures, expressed by the verb entbilden and the feminine noun Entbildung; a double possibility of interpretation of imago-Bild, active and passive, which considers man as God's aspectum and God as man's respectum, united in the unique reality like the model and image are unum; the last objective of the knowledge of God, that is a re-cognizing of His
image in the depth of the soul, where man finds his similarity with Him in the dissimilarity of himself and of all creatures.
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image in the depth of the soul, where man finds his similarity with Him in the dissimilarity of himself and of all creatures.
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Orlandi, Luiz Benedicto Lacerda, 1936-
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