Mediação de sentidos : aulas compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Fisica
Cinthia Lopes da Silva,
TESE
Português
T/UNICAMP Si38m
[Mediation of senses]
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
167 p. : il.
Orientador: Jocimar Daolio
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: A mediação de sentidos na formação de professores de Educação Física é o tema deste trabalho. Para o seu desenvolvimento, parti de um referencial sociocultural e do reconhecimento que os seres humanos são ativos, expressivos e produtores de sentidos e que a construção de conhecimentos é...
Ver mais
Resumo: A mediação de sentidos na formação de professores de Educação Física é o tema deste trabalho. Para o seu desenvolvimento, parti de um referencial sociocultural e do reconhecimento que os seres humanos são ativos, expressivos e produtores de sentidos e que a construção de conhecimentos é eminentemente dialógica. Com base nesse referencial, preparei aulas que foram compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Física. Considerei os seguintes princípios para a realização dessas experiências pedagógicas: a aula é um acontecimento intersubjetivo; os temas discutidos são passíveis de ressignificação e os novos sentidos são produzidos pelo encontro e confronto de conhecimentos entre professores e alunos. Na escrita de como as aulas aconteceram no Brasil e em Portugal, optei pelas narrativas, textos elaborados a partir das anotações no diário de aulas e da "descrição densa". Nesses textos, conto como ocorreram as trocas simbólicas junto aos estudantes e como se deu a ressignificação dos temas por nós trabalhados. A mediação de sentidos proposta resultou em uma elaboração artesanal de conhecimentos e como forma de resistência aos valores que predominam na atualidade, tais como a competição, a concorrência, o individualismo, valores que estão sintetizados no fenômeno das práticas corporais.
Ver menos
Abstract: The mediation of senses in the training of Physical Education teachers is the theme of this study. For its development, I started out from a sociocultural frame of reference, as well as the recognition that human beings are sense-producing subjects who are active and expressive, and that...
Ver mais
Abstract: The mediation of senses in the training of Physical Education teachers is the theme of this study. For its development, I started out from a sociocultural frame of reference, as well as the recognition that human beings are sense-producing subjects who are active and expressive, and that the building of knowledge is eminently dialogical. Based on such a frame of reference I prepared classes which were shared in Brazil and Portugal with Physical Education students. I took into consideration the following principles for conducting these pedagogical experiences: the class is an inter-subjective situation; the themes in discussion can be re-signified; and the new senses are produced by the meeting and confrontation of knowledge between teachers and students. When writing about how the classes in Brazil and Portugal occurred, I chose the narrative form, i.e., texts elaborated from notes in the class agenda, and in 'dense description'. In such texts, I explain how the symbolic exchanges with the students took place, and how the themes we worked with were re-signified. The proposed mediation of senses resulted in an artisanal elaboration of knowledge as a form of resistance against the present-time predominating values, such as competition, rivalry, individualism - values that are synthesised
in the phenomenon of 'bodily practices. Ver menos
in the phenomenon of 'bodily practices. Ver menos
Daolio, Jocimar, 1958-
Orientador
Soares, Carmen Lúcia, 1956-
Avaliador
Magnani, José Guilherme Cantor, 1944
Avaliador
Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-
Avaliador
Carvalho, Yara Maria de
Avaliador
Mediação de sentidos : aulas compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Fisica
Cinthia Lopes da Silva,
Mediação de sentidos : aulas compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Fisica
Cinthia Lopes da Silva,
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra