A compreensão do texto didático de ciências : proposta para um esquema de melhoria
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Az25c
Campinas, SP : [s.n.], 1982.
190f. : il.
(Projeto multinacional para o ensino de ciencias e matematica)
Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação
Resumo: O propósito em desenvolver este trabalho originou-se de urna experiência de sala de aula, vivenciada em 1977, quando da execução do Projeto de Integração das Ciências Biológicas com a Matemática, realizado junto aos alunos ingressantes da 5a. série do Colégio de Aplicação (C.A_ da Faculdade...
Resumo: O propósito em desenvolver este trabalho originou-se de urna experiência de sala de aula, vivenciada em 1977, quando da execução do Projeto de Integração das Ciências Biológicas com a Matemática, realizado junto aos alunos ingressantes da 5a. série do Colégio de Aplicação (C.A_ da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. A mudança do critério de seleção dos alunos para a 5a. série do C.A., de provas de conhecimento das disciplinas Português, Matemática e Estudos Sociais para a seleção única e aleatória, através de sorteio público entre os candidatos inscritos, realizado na sede da Loteria Estadual, provocou urna heterogeneidade maior quanto ao nível sócio econômico das classes, o que, por sua vez, expressava urna diversificação da bagagem cultural dos alunos presentes nas salas de aula. Esta medida, é bom lembrar, visava exatamente deselitizar a Escola. O contingente de alunos com problemas de alfabetização era bastante expressivo, dificultando o cumprimento da programação proposta pelos professores das 5as. séries, principalmente no que se referia à compreensão dos conteúdos de Ciências e Matemática. Este trabalho procurou traçar um caminho para auxiliar os novos alunos da 5a. série a superarem as suas dificuldades de leitura e compreensão do texto didático de Ciências