Os narradores hibridos de Memorias da Emilia de Monteiro Lobato
Emilia Raquel Mendes
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M522n
[The hybrids narrators of Memorias da Emilia]
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
94p. : il.
Orientador: Marisa Lajolo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O livro Memórias da Emília de Monteiro Lobato, publicado pela primeira vez em 1936, e rico em questões filosóficas, destacou-se entre os demais livros do Sítio do Picapau Amarelo. Pesquisando em trabalhos (livros, teses, artigos) de especialistas em Literatura e em Monteiro Lobato,...
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Resumo: O livro Memórias da Emília de Monteiro Lobato, publicado pela primeira vez em 1936, e rico em questões filosóficas, destacou-se entre os demais livros do Sítio do Picapau Amarelo. Pesquisando em trabalhos (livros, teses, artigos) de especialistas em Literatura e em Monteiro Lobato, comparando diferentes edições da obra e a considerando como integrante de uma coleção, foi possível realizar este trabalho. Buscamos evidenciar os seguintes aspectos: a preocupação do autor com o livro (considerando-o como um objeto a ser consumido); as semelhanças e diferenças com o gênero memorialístico; o diálogo com outras manifestações artísticas, especificamente com o cinema; e a multiplicidade de vozes e de pontos de vista.
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Abstract: The book Memórias da Emilia, by Monteiro Lobato, first published in 1936, and richin philosophical questions, was a highlight among the other books from the series "O Sítio do Picapau Amarelo". Searching on works (books, theses, articles) from literature and Monteiro Lobato experts,...
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Abstract: The book Memórias da Emilia, by Monteiro Lobato, first published in 1936, and richin philosophical questions, was a highlight among the other books from the series "O Sítio do Picapau Amarelo". Searching on works (books, theses, articles) from literature and Monteiro Lobato experts, comparing different editions of this book and considering it as part of a collection, it was possible to carry out this work. The following aspects were highlighted: the concern of the author with the book (considering it as an object for consumption), the similarities and differences in the memoirs genre;the dialogue with other artistic events, specifically with the cinema, and the multiplicity of voices and points of view.
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Os narradores hibridos de Memorias da Emilia de Monteiro Lobato
Emilia Raquel Mendes
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