A fotografia eloquente : arte e politica em Aleksandr Rodchenko (1924-1930)
Erika Cazzonatto Zerwes
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Z55f
[The eloquent photography]
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
229p. : il.
Orientador: Iara Lis Franco Schiavinatto
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: Buscou-se com este estudo analisar as fotografias produzidas pelo construtivista russo Aleksandr Rodchenko, entre 1924 e 1930, a partir de suas tramas internas, e a relação entre as imagens e o engajamento político do artista. Em sua concepção, a arte possuía um papel efetivo na construção...
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Resumo: Buscou-se com este estudo analisar as fotografias produzidas pelo construtivista russo Aleksandr Rodchenko, entre 1924 e 1930, a partir de suas tramas internas, e a relação entre as imagens e o engajamento político do artista. Em sua concepção, a arte possuía um papel efetivo na construção da sociedade. Isto se daria com o emprego de uma estética fotográfica revolucionária, que, demandando uma postura ativa de seu observador, engendraria um novo homem. Este ficou conhecido como Novo Homem Soviético, noção utópica partilhada pela vanguarda russa. A partir de sua ligação com o formalismo e o futurismo russos, bem como com o grupo LEF, fundado em 1923 pelo poeta Maiakovski, Rodchenko foi pioneiro na construção de uma nova visualidade, que julgava mais coerente com o mundo moderno. Nestes seis anos, ele empenhou-se na reinvenção do fazer e da linguagem fotográficos, explorando sua singularidade técnica.
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Abstract: This study intents to analyze the photographs made by the Russian constructivist Aleksandr Rodchenko from 1924 to 1930, in its inner conformities and the relation between his images and his political engagement. To him, art had an important role in the construction of society. It would be...
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Abstract: This study intents to analyze the photographs made by the Russian constructivist Aleksandr Rodchenko from 1924 to 1930, in its inner conformities and the relation between his images and his political engagement. To him, art had an important role in the construction of society. It would be done with a revolutionary photographic aesthetics which demanded from the observer an active posture that would create a new man. This new man became known as the New Soviet Man, a utopist notion that was shared by the Russian avant-garde. From his knowledge of formalist and futurist theories and the LEF group, founded by the poet Mayakovsky in 1923, Rodchenko pioneered in the construction of a new visuality which according to him was more coherent to the modern world. In these six years, he committed himself to the reinvention of photographic making and language, exploring its technical singularity.
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A fotografia eloquente : arte e politica em Aleksandr Rodchenko (1924-1930)
Erika Cazzonatto Zerwes
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