Motivação escolar e o ludico : o jogo RPG como estrategia pedagogica para ensino de Historia
Eli Teresa Cardoso
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP C179m
[School motivation and the playfull]
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
132p. : il.
Orientador: Afira Vianna Ripper
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual de Campinas-SP, no período compreendido entre 2005 e 2008. O objetivo da pesquisa consistiu na aplicação de uma estratégia de ensino na disciplina de História, baseada no jogo RolePlayingGame (RPG), em uma sexta série do...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual de Campinas-SP, no período compreendido entre 2005 e 2008. O objetivo da pesquisa consistiu na aplicação de uma estratégia de ensino na disciplina de História, baseada no jogo RolePlayingGame (RPG), em uma sexta série do ensino fundamental. A avaliação dessa estratégia foi baseada nos pressupostos teóricos da motivação intrínseca/extrínseca e das metas de realização no contexto escolar. A metodologia foi embasada na pesquisa-ação dado o duplo papel da autora como professora e pesquisadora. Os dados foram coletados através dos registros da pesquisadora, Histórias e fichas dos personagens produzidas pelos alunos, e os resultados da avaliação dissertativa. A conclusão principal foi do caráter motivador do jogo RPG para o ensino de História, também aponta para um incremento das metas motivacionais aprender e performance-aproximação nos alunos jogadores de RPG
Ver menos
Abstract: This research was developed, from 2005 to 2008, in a school of the municipal public system of Campinas-SP. The purpose of the research consisted on the application, in a sixth grade class, of a teaching strategy for the teaching of Histoty based on the RPG game. The evaluation of the...
Ver mais
Abstract: This research was developed, from 2005 to 2008, in a school of the municipal public system of Campinas-SP. The purpose of the research consisted on the application, in a sixth grade class, of a teaching strategy for the teaching of Histoty based on the RPG game. The evaluation of the teaching strategy was based on the motivation theory, especially on intrinsic/extrinsic motivation and achievement motivation in the school context. The research methodology was based research-action due to the double role of the author as teacher and researcher. The data were collected through the registries of the researcher, interviews with teachers, questionnaires with students and the results of the written evaluation. As conclusion, it was found the motivational character of RPG game for the teaching of History and also it points to an increase of motivational targets as learning and performance-approximation for the students who played the game
Ver menos
Ripper, Afira Vianna, 1936-
Orientador
Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-
Avaliador
Garcia, Maria de Fátima, 1960-
Avaliador
Luders, Valeria
Avaliador
Boruchovitch, Evely, 1961-
Avaliador
Motivação escolar e o ludico : o jogo RPG como estrategia pedagogica para ensino de Historia
Eli Teresa Cardoso
Motivação escolar e o ludico : o jogo RPG como estrategia pedagogica para ensino de Historia
Eli Teresa Cardoso
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra