A ambientalização do curriculo de Pedagogia da Faculdade de Educação
Bruna Monize Rosalem
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP R71a
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
39 f. : il.
Orientador: Elisabeth Barolli
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Neste trabalho investigamos como a Educação Ambiental se insere no currículo do curso de Pedagogia da Unicamp e como esse campo de conhecimento se expressa no discurso de docentes e estudantes de 3° e 4° ano desse curso. Por meio da análise das ementas e dos programas das disciplinas...
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Resumo: Neste trabalho investigamos como a Educação Ambiental se insere no currículo do curso de Pedagogia da Unicamp e como esse campo de conhecimento se expressa no discurso de docentes e estudantes de 3° e 4° ano desse curso. Por meio da análise das ementas e dos programas das disciplinas obrigatórias, obteve-se, numa primeira etapa da pesquisa, um quadro de categorias que organiza e identi?ca diversas temáticas próprias da área de Educação Ambiental, sugerindo uma potencial ambientalização para o currículo focalizado. Com base nesse levantamento, já numa segunda etapa da pesquisa, selecionamos quatro disciplinas - Antropologia da Educação, Fundamentos do Ensino de Ciências, Sociologia da Educação II e Educação Não-Formal -, cujas ementas e programas sugeriram possibilidades mais objetivas para a abordagem de questões relacionadas à Educação Ambiental. Os docentes responsáveis por essas disciplinas foram entrevistados com base num roteiro semi-estruturado contendo questões comuns a todos e questões especí?cas, elaboradas com base nos programas das disciplinas, na perspectiva de explicitar com mais detalhes tanto o conteúdo abordado pelo docente, como a relação que ele estabelecia entre o ensino praticado e a Educação Ambiental. Finalmente, numa terceira etapa da pesquisa, foram aplicados dois questionários junto aos estudantes. O primeiro buscou investigar possíveis associações que os estudantes faziam com imagens, palavras e conceitos que remetem a temáticas próprias da Educação Ambiental. O segundo, elaborado com base nas respostas dos docentes durante as entrevistas, se propôs a investigar se os estudantes identi?cavam os mesmos assuntos a que os docentes ?zeram referência nas entrevistas, bem como se percebiam relação entre eles e a Educação Ambiental. Com base na análise dos dados obtidos, pudemos concluir que, não obstante o fato dos docentes reconhecerem a Educação Ambiental no curso de Pedagogia como um conhecimento pertinente à formação inicial de professores, parecem não se comprometer com uma intenção pedagógica clara de transmissão dos princípios da área, seja por não se sentirem legitimados a fazê-lo, seja por acreditarem que independente da sua vontade o estarão fazendo. Do lado dos estudantes observamos que, assim como os docentes, não reconhecem que o currículo do curso de Pedagogia aqui tratado é atravessado pela temática ambiental, e, nas ocasiões em que os estudantes consideraram que esse tema foi explorado no curso, exibem uma compreensão pouco abrangente da Educação Ambiental em termos de uma área apoiada em diferentes campos do conhecimento. Concluímos chamando a atenção para o fato de que, muito provavelmente, os docentes desse curso não guardam uma identidade com a perspectiva transformadora da Educação Ambiental, particularmente no que se refere a uma educação para a cidadania. Isso explicaria, por um lado, a ausência de diálogo que os docentes mantém com esse campo e, por outro, a prática de um ensino que não manifesta uma clara intencionalidade quanto aos princípios da Educação Ambiental
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Abstract: Not informed
A ambientalização do curriculo de Pedagogia da Faculdade de Educação
Bruna Monize Rosalem
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