Afetividade e condições de ensino : efeitos aversivos da mediação pedagogica no ensino da lingua inglesa
Isabel Bueno de Almeida
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP AL64a
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
120 f.
Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o possível papel da afetividade no processo de mediação pedagogica do professor, enfocando seus efeitos aversivos na relação aluno - objeto de conhecimento, neste caso, a língua inglesa. Assume-se que a natureza da interação que se estabelece entre...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o possível papel da afetividade no processo de mediação pedagogica do professor, enfocando seus efeitos aversivos na relação aluno - objeto de conhecimento, neste caso, a língua inglesa. Assume-se que a natureza da interação que se estabelece entre professor, aluno e língua inglesa, não se limita à dimensão cognitiva, mas é fortemente marcada pela afetividade. Para tanto, foram entrevistados quatro sujeitos cuja escolha foi intencional. O critério utilizado para a seleção desses alunos foi o fato de terem desenvolvido, e reconhecerem, uma relação aversiva com o ensino o com a língua Inglesa. As entrevistas foram transcritas e analisadas. As verbalízaçõcs foram agrupadas c geraram quatro núcleos de significação: 1- Práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor de Língua Inglesa em sala de aula; 2- Características inadequadas do professor; 3- As conseqüências do processo de mediação; 4- A influência de outros mediadores. As bases teóricas centram-se em autores sócio-interacionistas, como Vygotsky e Wallon, os quais enfatizam as interações sociais e a importância do afeto para a construção do conhecimento e constituição dos sujeitos. Os dados desta pesquisa sugerem que a qualidade afetiva da mediação dos professores teve repercussões negativas na relação dos sujeitos com a lingua inglesa
Ver menos
Afetividade e condições de ensino : efeitos aversivos da mediação pedagogica no ensino da lingua inglesa
Isabel Bueno de Almeida
Afetividade e condições de ensino : efeitos aversivos da mediação pedagogica no ensino da lingua inglesa
Isabel Bueno de Almeida
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra