As politicas inclusivas no campo da surdez : a lei que ampara e a prática que se cumpre
Mariana Bonaccorsi
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP B64p
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
68 f.
Orientador: Zilda Maria Gesueli
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: E percebido que a população surda está presente nas salas regulares, entretanto, o que instigou a realização desta pesquisa foi o questionamento da forma como esta inclusão é feita, se é realizada tendo como suporte os documentos legislativos. Para tanto, optamos por uma abordagem...
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Resumo: E percebido que a população surda está presente nas salas regulares, entretanto, o que instigou a realização desta pesquisa foi o questionamento da forma como esta inclusão é feita, se é realizada tendo como suporte os documentos legislativos. Para tanto, optamos por uma abordagem metodológica de pesquisa bibliográfica, segundo a definição de MARCONI et LAKATOS (1982), fazendo um levantamento das leis, decretos elaborados pelo governo federal e relatos de professores e alunos que vivenciam a prática da inclusão. E a partir dos dados levantados fizemos a análise comparativa entre o que se tem nos textos, no discurso e na prática com base nas experiências vividas no contexto da inclusão. Sendo assim, concluímos que o cenário da inclusão nas escolas brasileiras ainda está longe do discurso encontrado nas leis. Embora existam leis que defendem o lugar do surdo na sociedade, esta inclusão não acontece plenamente, principalmente no que se refere ao aspecto educacional, pois há' muito ainda a ser feito, como: professores melhores qualificados para atenderem as necessidades do alunado surdo; aspectos relativos à metodologia utilizada nas escolas (estritamente voltada para a audição) e conhecimento mais amplo sobre a língua de sinais por todos que compõe a instituição escolar
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As politicas inclusivas no campo da surdez : a lei que ampara e a prática que se cumpre
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