Cotidiano e práticas salesianas no ensino de matemática entre 1885-1929 no Colégio Liceu Coração de Jesus de São Paulo : construindo uma história
Andreia Dalcin
TESE
Português
T/UNICAMP D151c
[Daily life and salesian practices in mathematics teaching between 1885 and 1929 at Liceu Coração de Jesus School in São Paulo]
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
326 p. : il.
Orientador: Maria Angela Miorim
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Investigar o ensino de matemática por meio do estudo das práticas e do cotidiano da escola salesiana Liceu Coração de Jesus em São Paulo, entre 1885 e 1929, é o objetivo desta pesquisa. Apóia-se em fontes históricas escritas e iconográficas, recolhidas a partir de pesquisas em arquivos...
Ver mais
Resumo: Investigar o ensino de matemática por meio do estudo das práticas e do cotidiano da escola salesiana Liceu Coração de Jesus em São Paulo, entre 1885 e 1929, é o objetivo desta pesquisa. Apóia-se em fontes históricas escritas e iconográficas, recolhidas a partir de pesquisas em arquivos escolares, em centros de documentação histórica e em bibliotecas. No cruzamento dessas fontes, busca-se construir uma história tendo presente os pressupostos teóricos de Michel de Certeau, Dominique Juliá e André Chervel, dentre outros autores da história cultural e também da História da Educação e da Educação Matemática no Brasil. Essa história é uma dentre as possíveis. É, principalmente, um exercício de escrita e de reflexão sobre um passado não vivido, mas cuja investigação permite que se (re) construam elementos importantes para a compreensão do desenvolvimento do ensino de matemática no Brasil, por meio de uma instituição católica de ensino, que teve um papel de destaque no cenário brasileiro no período de transição entre o Império e a República. Verifica-se que o ensino de matemática passou por significativas mudanças nesse período, tanto em termos quantitativos como em relação aos objetivos e aos conteúdos ensinados, em conseqüência, dentre outros fatores, da passagem no interior da instituição de um ensino essencialmente profissionalizante para um ensino propedêutico, fruto das reformas educacionais da época e das relações sociais, culturais e econômicas entre Estado, Igreja e sociedade
Ver menos
Abstract: Investigating the mathematics teaching through the study of practices and everyday in Liceu Coração de Jesus salesian school in São Paulo, between 1885 and 1929, is this research goal. It supports itself in historical sources and written iconographics, that have gathered from research in...
Ver mais
Abstract: Investigating the mathematics teaching through the study of practices and everyday in Liceu Coração de Jesus salesian school in São Paulo, between 1885 and 1929, is this research goal. It supports itself in historical sources and written iconographics, that have gathered from research in school records, in historical documentation centres and in libraries. At the junction of these sources, it seeks to build a history having in mind the theoretical assumptions of Michel de Certeau, Dominique Juliá and André Chervel, among other authors of cultural history and also history of Education and Mathematics Education in Brazil. This history is one of the possible. It is, primarily, an exercise in writing and reflection on a past not experienced, but whose research allows the (re)build of important elements for understanding the mathematics teaching development in Brazil, through a educational Catholic institution, that had a role of prominence in the Brazilian scene in the transition period between the Empire and the Republic. It appears that the mathematics teaching has experienced significant changes in that period, both quantitatively and in relation to the objectives and content taught in consequence, among other factors, the move within the institution of a vocational education mainly for an propedeutic education, fruit of the season educational reforms and social, cultural and economic relations between the state, church and society
Ver menos
Miorim, Maria Ângela, 1953-
Orientador
Negrão, Ana Maria Melo, 1941-
Avaliador
Greco, Milton, 1935-
Avaliador
D'Ambrosio, Ubiratan, 1932-2021
Avaliador
Cotidiano e práticas salesianas no ensino de matemática entre 1885-1929 no Colégio Liceu Coração de Jesus de São Paulo : construindo uma história
Andreia Dalcin
Cotidiano e práticas salesianas no ensino de matemática entre 1885-1929 no Colégio Liceu Coração de Jesus de São Paulo : construindo uma história
Andreia Dalcin
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra