Criação e validação de uma escala para analise do estresse psiquico em atletas infanto-juvenis de volveibol feminino
Atila Alexandre Trape
TCC
Português
TCC/UNICAMP T689c
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
99 p.
Orientador(es): Elaine Prodocimo. Fernando Paulino
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: No esporte competitivo, as atletas estão sujeitas, freqüentemente, a enfrentar situações estressantes. No caso do voleibol, tanto as atacantes, quanto as líberos e levantadoras, dependem, na maioria das situações da atuação das outras atletas para realizar suas ações. Esta e outras condições...
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Resumo: No esporte competitivo, as atletas estão sujeitas, freqüentemente, a enfrentar situações estressantes. No caso do voleibol, tanto as atacantes, quanto as líberos e levantadoras, dependem, na maioria das situações da atuação das outras atletas para realizar suas ações. Esta e outras condições (pressões internas e externas) podem predispor esta jogadora a manifestar uma reação de estresse, o que pode prejudicar seu rendimento. Este estudo teve como objetivo principal, criar e validar a Escala para Análise do Estresse Psíquico no Voleibol - AEP-V, e identificar o quanto determinadas situações podem ser geradoras de estresse para atletas de voleibol feminino infanto-juvenis, o comportamento destas atletas perante estas situações e a auto-análise subjetiva da eficiência do comportamento adotado. Colaboraram neste estudo 129 atletas de voleibol das equipes da Categoria Infanto-juvenil (15-17 anos) que disputaram a Copa Regional de Voleibol em 2007. A coleta de dados foi realizada na Sociedade Hípica de Campinas, na ocasião dos jogos das equipes com a equipe do referido clube. Após a coleta, foi feita Análise Estatística dos dados, submetendo as assertivas primeiramente à Análise Fatorial Exploratória com Rotação Varimax, excluindo as assertivas com valor de carga fatorial < 0,40. A Análise de Consistência Interna se obteve calculando o coeficiente Alpha de Cronbach, obtendo o valor 0,779. Estes e outros procedimentos, e os valores apresentados na análise estatística possibilitaram a validação da referida Escala. A Amostra apresentou uma média de idade de 15,61 ± 0,99 anos e a experiência em competição de 3,57 ± 1,69 anos. Na Análise Descritiva dos resultados, verificou-se para estas atletas que a situação "Minha equipe perde o ponto em um momento decisivo por um erro meu" foi considerada a mais estressante e independente da situação enfrentada o comportamento mais adotado pelas atletas foi o "tento me tranqüilizar". E, para verificar a validade de critério, realizou-se uma Análise de Variância (ANOVA). Encontrou-se relação significativa entre o tempo de experiência no voleibol e experiências em outras modalidades (informações levantadas pelos dados demográficos) e o nível de estresse (medido através da Escala AEP-V)
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Abstract: In the competitive sport environment, the athletes face stressing situations very often. In the case of volleyball, both the spikers, liberas and setters as well, depend on the performance of other players to achieve theír actions. That and other conditions (internal and external...
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Abstract: In the competitive sport environment, the athletes face stressing situations very often. In the case of volleyball, both the spikers, liberas and setters as well, depend on the performance of other players to achieve theír actions. That and other conditions (internal and external pressures) may predispose the player to express a reaction to stress, which is harmful to their performance. The purpose of this study was create and validate the scale of "Análise do Estresse Psíquico no Voleibol" - AEP-V ("Analysis of the Psychological Stress in Volleyball" - APS-V) and identify how certain situations can create stress in female volleyball athletes of Children-Young, the behavior of these athletes face these situations and subjective self-analysis of the efficiency of behavior adopted. This scale was applied to 129 athletes from volleyball class Children-Youth (15-17 years old) teams at the Regional Volleyball Cup in 2007. The collection of this datas was performed in Society Hipica of Campinas, on the occasion of the matches of visitor's teams facing the hoster one. After collection, statistical analysis on the data was made by submitting the items initially to Exploratory Factor Analysis with Varimax rotation, excluding items with a value of correlation < 0.40. The Analysis of Internal Consistency is obtained by calculating the coefficient of Cronbach's Alpha, with the value 0.779. These procedures and the figures enabled the validation of our scale. The athletes were 15.61 ± 0.99 years old and 3.57 ± 1.69 years in competitive experience. In Descriptive Analysis of the results, it was found for these athletes that the situation " Minha equipe perde o ponto em um momento decisivo por um erro meu" ("My team lost the scores at a decisive moment because of the mistake I have made in") was considered the most stressful situation and independent of facing the behavior adopted by many athletes was "tento me tranqüilizar" ("I trying to control myself'). And to prove the validity of the scale, there was a gap analysis of variance (ANOVA). It had found relations between the experience time in volleyball and experiences in other ways (information raised by demographics) and the level of stress (measured by the Scale APS-V)
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Criação e validação de uma escala para analise do estresse psiquico em atletas infanto-juvenis de volveibol feminino
Atila Alexandre Trape
Criação e validação de uma escala para analise do estresse psiquico em atletas infanto-juvenis de volveibol feminino
Atila Alexandre Trape
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