A afetividade na sala de aula : as atividades de ensino e suas implicações na relação sujeito-objeto
Daniela Cavani Falcin Guimarães
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP G947a
[The affective in the classroom]
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
159 p.
Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo aprofundar os estudos realizados pela autora em nível de graduação (Iniciação Científica), acerca da questão da afetividade no contexto escolar. Propôs-se continuar a olhar para as práticas pedagógicas docentes, focalizando, porém, especificamente, as...
Ver mais
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo aprofundar os estudos realizados pela autora em nível de graduação (Iniciação Científica), acerca da questão da afetividade no contexto escolar. Propôs-se continuar a olhar para as práticas pedagógicas docentes, focalizando, porém, especificamente, as atividades de ensino desenvolvidas pelo professor em uma sala de aula do ensino médio. Buscou-se identificar a dimensão afetiva presente nas atividades pedagógicas desenvolvidas pelo professor em sala de aula e analisar suas contribuições para a natureza das relações que se estabelecem entre sujeito (aluno) e objeto de conhecimento (conteúdos escolares). O referencial teórico adotado baseou-se nos autores Vigotski e Wallon que enfatizam os determinantes culturais, históricos e sociais da condição humana e consideram que, no homem, as dimensões afetiva e cognitiva são inseparáveis. A metodologia adotada foi o estudo de caso, que se insere no âmbito da abordagem qualitativa de pesquisa. A coleta de dados deu-se por meio do procedimento da autoscopia. A análise, por sua vez, consistiu no agrupamento dos relatos dos sujeitos em dez núcleos temáticos relacionados tanto às características das atividades de ensino da área de língua portuguesa, quanto aos impactos das mesmas nos alunos. De forma geral, observaram-se aspectos das atividades ¿ planejamento, escolha do ponto de partida no processo de ensinoaprendizagem, seleção de materiais, desenvolvimento (instruções, explicações, esclarecimento de dúvidas, feed-back), estabelecimento de relação entre os conteúdos e o cotidiano dos alunos, respeito ao ritmo dos alunos e avaliação do processo de ensino e aprendizagem ¿ que, permeados pela afetividade, contribuíram para que os alunos se apropriassem efetivamente dos conteúdos. Observaram-se também os impactos positivos da mediação pedagógica e das atividades de ensino oferecidas aos alunos para o estabelecimento de uma relação afetivamente positiva entre eles e o objeto de conhecimento em questão
Ver menos
Abstract: The objective of this research is to deepen the study around the subject affectivity in the school context accomplished by the author in graduate level (Scientific Initiation). This paper proposes to continue its observation to the teacher¿s pedagogic practices, focusing specifically on...
Ver mais
Abstract: The objective of this research is to deepen the study around the subject affectivity in the school context accomplished by the author in graduate level (Scientific Initiation). This paper proposes to continue its observation to the teacher¿s pedagogic practices, focusing specifically on the teaching activities developed by teachers in a high school setting. This study has the intention of identify the dimension of affectivity presents in pedagogic activities developed by teachers in the classroom and analyzes, in a deep and detailed way, its contributions to the nature of relations established between subject (student) and object (school contents). The referral theory adopted in this research is based on the authors Vigotski and Wallon that emphasize cultural, historical and social determinants of the human condition and they consider that man¿s affective dimensions and cognitive dimensions are inseparable. The methodology adopted was the case of study, that is inserted to the ambit of the qualitative approach of this research. The gathering of data was given through the procedure of autoscopy. The analysis, for instance, consisted of grouping people logs in ten thematic nucleus related to the activities that took place in the classroom as well as the impacts of them during the subject-object relation
Ver menos
Aberto
A afetividade na sala de aula : as atividades de ensino e suas implicações na relação sujeito-objeto
Daniela Cavani Falcin Guimarães
A afetividade na sala de aula : as atividades de ensino e suas implicações na relação sujeito-objeto
Daniela Cavani Falcin Guimarães
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra