Professora negra e pratica docente com a questão etnico-racial : a "visão" de ex-alunos
Eva Aparecida da Silva
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP Si38p
[Black teacher and teaching work with the etnic-racial subject]
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
244p. : il.
Orientador: Neusa Maria Mendes de Gusmão
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho procurou compreender as visões de ex-alunos, homens e mulheres, negros e não-negros, de diferentes idades e meios sociais, acerca de três professoras negras araraquarenses (Nazaré, Aparecida e Terezinha) e de sua prática docente com a questão étnico-racial. Essas visões foram...
Ver mais
Resumo: Este trabalho procurou compreender as visões de ex-alunos, homens e mulheres, negros e não-negros, de diferentes idades e meios sociais, acerca de três professoras negras araraquarenses (Nazaré, Aparecida e Terezinha) e de sua prática docente com a questão étnico-racial. Essas visões foram investigadas a partir da relação que estabelecem com o contexto da situação étnico-racial vigente na sociedade brasileira e, em especial, na escola, no qual elas são construídas e experimentadas. Com as visões de mundo dos ex-alunos fecha-se o círculo da relação discente/docente, já que em trabalho anterior buscou-se entender a postura transformadora e/ou reprodutora assumida por essas mesmas professoras diante do tratamento da mesma questão, tomando-se como referência suas trajetórias de vida (da infância à adultez), em particular as experiências vividas com a discriminação racial como alunas e como profissionais da educação. Da relação estabelecida entre os exalunos e o contexto da situação étnico-racial, bem como entre as professoras e as trajetórias de vida, a partir dos quais constroem as suas visões e representações acerca das relações étnico-raciais vividas na sociedade brasileira e na escola, torna-se possível perceber o processo de construção de mentalidades racistas e, com isso, tentar alternativas de desconstrução desse tipo de mentalidade
Ver menos
Abstract: The present paper aims at comprehending the points of views of ex-students, men and women, black and non black people of various ages and from different social environments, about three black teachers, citizens of Araraquara, and their teaching backgrounds regarding the ethnic-racial...
Ver mais
Abstract: The present paper aims at comprehending the points of views of ex-students, men and women, black and non black people of various ages and from different social environments, about three black teachers, citizens of Araraquara, and their teaching backgrounds regarding the ethnic-racial matter. These points of views were investigated according to its relationship to the ethnic-racial context existing in the Brazilian society, especially at school, in which they are developed and applied. With the ex-students¿ points of views, the circle of the student/teacher relationship is concluded, considering that in a previous paper it was aimed at understanding the changing and/or reproductive attitude assumed by these three teachers regarding the handling of the same issue, taking into account their course of life (from childhood to maturity), particularly their life experiences with racial discrimination, not only as students, but also as professional teachers. From the established relationship between the ex-students and the ethnic-racial situation, as well as, between black teachers and their courses of life, it becomes possible to understand the process of development of racist mentalities and, with this, trying alternatives of regressing this kind of mentality
Ver menos
Gusmão, Neusa Maria Mendes de, 1948-
Orientador
Weller, Wivian, 1967-
Avaliador
Vieira, Ricardo Manuel das Neves
Avaliador
Mazza, Débora, 1963-
Avaliador
Professora negra e pratica docente com a questão etnico-racial : a "visão" de ex-alunos
Eva Aparecida da Silva
Professora negra e pratica docente com a questão etnico-racial : a "visão" de ex-alunos
Eva Aparecida da Silva
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra