A constituição historica do processo de trabalho docente
Samira Saad Pulcherio Lancillotti
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP L226c
[The historic constitution of the process of teaching work]
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
338 p.
Orientador: Jose Luis Sanfelice
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente estudo tem por objeto a análise da constituição histórica do processo de trabalho docente, desde a transição do feudalismo para o capitalismo, até a contemporaneidade. O objetivo principal é apreender os impactos das transformações materiais da sociedade sobre o processo e a...
Ver mais
Resumo: O presente estudo tem por objeto a análise da constituição histórica do processo de trabalho docente, desde a transição do feudalismo para o capitalismo, até a contemporaneidade. O objetivo principal é apreender os impactos das transformações materiais da sociedade sobre o processo e a natureza do trabalho docente. As fontes da pesquisa são algumas das propostas educacionais mais desenvolvidas de cada tempo histórico, expressas em obras clássicas, e na produção historiográfica da área. Também são tomados para estudo textos clássicos da economia política e da administração científica. O referencial teórico metodológico é a ciência da história tal como concebida por Marx e Engels, a discussão assenta-se na teorização marxiana e marxista acerca da categoria trabalho. O trabalho está estruturado em cinco capítulos e considerações finais. Palavras-chave: História da Educação, Trabalho, Processo de Trabalho, Trabalho Docente
Ver menos
Abstract: The objective of the present study is to analyse the historical constitution of the teacher's work process from the transition of the feudalism to the capitalism up to the contemporaneity. The main objective is to understand the impacts of the material transformation of the society about...
Ver mais
Abstract: The objective of the present study is to analyse the historical constitution of the teacher's work process from the transition of the feudalism to the capitalism up to the contemporaneity. The main objective is to understand the impacts of the material transformation of the society about the process and the nature of the teacher's work. The sources of the reasearch are some of the most developed educational proposals in each historical time, expressed in classical works and the historiographical production of the area. Classical texts of political economy and scientific administration are also taken to the study. The methodological theoretical reference is the science of history as concepted by Marx and Engels, the discussion is settled in the marxinian and marxist theorization over the category work. This paper is structured in five chapters and final considerations
Ver menos
Sanfelice, José Luís, 1949-2021
Orientador
Saviani, Dermeval, 1944-
Avaliador
Castanho, Sérgio Eduardo Montes, 1940-
Avaliador
Noronha, Olinda Maria, 1946-
Avaliador
Alves, Gilberto Luiz, 1946-
Avaliador
A constituição historica do processo de trabalho docente
Samira Saad Pulcherio Lancillotti
A constituição historica do processo de trabalho docente
Samira Saad Pulcherio Lancillotti
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra