As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas
Cassio Alberto Dias da Silva
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP Si38c
[The competence to teach physics by problematic situations of high school]
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
184p. : il.
Orientador: Dirceu da Silva
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Nesta pesquisa, buscamos identificar competências docentes que se manifestam durante uma estratégia de ensino orientada por situações-problema. Para isso, elaboramos um conjunto de aulas sobre o tópico Movimento Circular Uniforme, dentro da perspectiva mencionada, e o aplicamos a treze...
Ver mais
Resumo: Nesta pesquisa, buscamos identificar competências docentes que se manifestam durante uma estratégia de ensino orientada por situações-problema. Para isso, elaboramos um conjunto de aulas sobre o tópico Movimento Circular Uniforme, dentro da perspectiva mencionada, e o aplicamos a treze alunos do ensino médio. Essas aulas foram gravadas em vídeo e posteriormente analisadas. Com isso identificamos três competências que se mostraram relevantes para o desenvolvimento da prática de um professor que busca promover um ensino baseado em situações-problema: 1) capacidade de mediar debates; 2) capacidade de articular a Física e a Matemática; 3) capacidade de promover a participação dos alunos
Ver menos
Abstract: In this work, we look for competences for teach Physics in a strategy supported by problematic situations. For this, we have elaborated some lessons about the theme ¿Uniform Circular Movement¿ that were applied to thirteen high school level pupils. These lessons were recorded in video and...
Ver mais
Abstract: In this work, we look for competences for teach Physics in a strategy supported by problematic situations. For this, we have elaborated some lessons about the theme ¿Uniform Circular Movement¿ that were applied to thirteen high school level pupils. These lessons were recorded in video and analyzed after that. Thus three competences were identified: 1) capability of mediate debates; 2) capability of articulate Physics and Mathematics; 3) capability to promote student¿s participation
Ver menos
Silva, Dirceu da, 1957-
Orientador
Barros Filho, Jomar
Avaliador
Almeida, Norton de, 1947-
Avaliador
Megid Neto, Jorge, 1958-
Avaliador
Bianchini, David, 1955-
Avaliador
As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas
Cassio Alberto Dias da Silva
As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas
Cassio Alberto Dias da Silva
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra