O trabalho com projetos na escola : um estudo a partir de teorias de complexidade, interdisciplinariedade e transversalidade
Ricardo Fernandes Pataro
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP P27t
[Education by projects at school]
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
234p. : il.
Orientador: Ulisses Ferreira de Araujo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo estudar em que medida a estratégia de projetos, enquanto metodologia de ensino, pode contribuir para o trabalho escolar, no sentido de contemplar o conhecimento em uma perspectiva de complexidade, interdisciplinaridade e transversalidade. Para a...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo estudar em que medida a estratégia de projetos, enquanto metodologia de ensino, pode contribuir para o trabalho escolar, no sentido de contemplar o conhecimento em uma perspectiva de complexidade, interdisciplinaridade e transversalidade. Para a pesquisa, foi utilizado um projeto escolar desenvolvido pelo professor-pesquisador com uma turma de 4a série do Ensino Fundamental. Os dados coletados versavam sobre as atividades pedagógicas realizadas ao longo do projeto, disciplinas estudadas bem como as decisões de docente e discentes ao longo do trabalho. Os resultados da pesquisa demonstraram que a estratégia de projetos desenvolvida incorpora elementos relativos às teorias utilizadas e que a prática docente analisada pode contribuir para a implantação de ações pedagógicas que caminhem em direção das idéias de complexidade, transversalidade e interdisciplinaridade
Ver menos
Abstract: The present research work intended to study the contributions of education by projects in the pedagogical work, realizing the knowledge in a complex, interdisciplinar and transversal perspective. The research analyzes a project developed by the teacher/researcher with a 10-years-old...
Ver mais
Abstract: The present research work intended to study the contributions of education by projects in the pedagogical work, realizing the knowledge in a complex, interdisciplinar and transversal perspective. The research analyzes a project developed by the teacher/researcher with a 10-years-old children classroom in 2005. The instruments used were the teacher¿s diary, children¿s activities and project portfolio. The results indicated that the education by projects contribute to pedagogical practice based on complexity, transversality and interdisciplinarity
Ver menos
Araújo, Ulisses Ferreira de, 1962-
Orientador
Soligo, Ângela Fátima, 1956-
Avaliador
Machado, Nílson José, 1947-
Avaliador
Arantes, Valeria Amorim
Avaliador
Archangelo, Ana, 1965-
Avaliador
O trabalho com projetos na escola : um estudo a partir de teorias de complexidade, interdisciplinariedade e transversalidade
Ricardo Fernandes Pataro
O trabalho com projetos na escola : um estudo a partir de teorias de complexidade, interdisciplinariedade e transversalidade
Ricardo Fernandes Pataro
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra