Dilemas e perspectivas da educação em assentamento rural - Sumare - SP
Vitor Machado
TESE
Português
T/UNICAMP M18d
[Dilemmas and prospects of education in rural settlement - Sumare - SP]
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
309 p. : il.
Orientador: Zeila de Brito Fabri Demartini
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O autor procurou compreender o significado da educação escolar de ensino fundamental das escolas do assentamento Sumaré, com o propósito de verificar se o processo de ensino aprendizagem produzido por elas atendeu ou ainda atendem aos princípios filosóficos formulados pelo Movimento Sem...
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Resumo: O autor procurou compreender o significado da educação escolar de ensino fundamental das escolas do assentamento Sumaré, com o propósito de verificar se o processo de ensino aprendizagem produzido por elas atendeu ou ainda atendem aos princípios filosóficos formulados pelo Movimento Sem Terra, os quais fazem parte dos documentos oficiais editados por esse movimento. Para a elaboração dessa pesquisa foram colhidos dados junto aos jovens assentados que realizaram seus estudos, de primeira a quarta séries do ensino fundamental, nas escolas do assentamento e com representantes do corpo docente e administrativo da escola, priorizando a história oral dos sujeitos pesquisados, o que possibilitou uma maior proximidade com a realidade dos indivíduos pesquisados. Os dados revelaram que o ensino praticado nas escolas do Assentamento Sumaré, sempre seguiram as diretrizes impostas pelo sistema oficial de ensino, trabalhando os conteúdos característicos da escola urbana, as quais não atendem a diversidade e as necessidades diferenciadas das crianças assentadas
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Abstract: The author sought to understand the meaning of school education of basic education schools in the settlement Sumaré, with the purpose of verifying that the process of teaching learning produced by them met or meet the philosophical principles formulated by the Landless Movement, which are...
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Abstract: The author sought to understand the meaning of school education of basic education schools in the settlement Sumaré, with the purpose of verifying that the process of teaching learning produced by them met or meet the philosophical principles formulated by the Landless Movement, which are part of official documents published by that movement. For the development of this research were collected data from the young settlers who carried out their studies, first to fourth grades of basic education, in schools and the settlement with representatives of the faculty and administration of the school, giving priority to oral history of the subjects studied, the that has allowed greater closeness to the reality of individuals surveyed. The data showed that the teaching practice in schools of Seating Sumaré, always followed the guidelines imposed by the official system of education, working the contents of typical urban school, which do not meet the diversity and the differing needs of children settled.
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Demartini, Zeila de Brito Fabri, 1946-
Orientador
Almeida, Ana Maria Fonseca de, 1963-
Avaliador
Whitaker, Dulce Consuelo Andreatta
Avaliador
Bezerra Neto, Luiz
Avaliador
Piozzi, Patrizia, 1949-2015
Avaliador
Dilemas e perspectivas da educação em assentamento rural - Sumare - SP
Vitor Machado
Dilemas e perspectivas da educação em assentamento rural - Sumare - SP
Vitor Machado
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