Teoria da resposta do item : um estudo inicial dos dados GERES Campinas
Christiane Bellorio Gennari de Andrade Stevão
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP St46t
[Item response theory subingles: a initial study of data GERES Campinas]
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
159 p. : il.
Orientador: Luiz Carlos de Freitas, Dalton Francisco de Andrade
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho teve como problema pesquisa mostrar os resultados obtidos aplicando a Teoria da Resposta ao Item aos dados do Projeto GERES Campinas, o qual utiliza todos itens de um teste como âncora para a criação da escala de proficiência, e assim comparar os resultados com a forma clássica...
Ver mais
Resumo: Este trabalho teve como problema pesquisa mostrar os resultados obtidos aplicando a Teoria da Resposta ao Item aos dados do Projeto GERES Campinas, o qual utiliza todos itens de um teste como âncora para a criação da escala de proficiência, e assim comparar os resultados com a forma clássica de se elaborar escalas, o qual usa critérios específicos para aceitação de um item como item âncora. Para isso trabalhamos com os dados da pesquisa GERES, um estudo longitudinal com alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental na cidade de Campinas, que teve seu início em março de 2005, nas três redes de ensino, Estadual, Municipal e Particular. Apresentamos o desempenho dos alunos nas três primeiras aplicações, no teste de matemática, e mostramos que há divergência entre as duas técnicas
Ver menos
Abstract: This work had as a research issue to show the results obtained by applying the Theory of the Response to the item to the database from the GERES' Project of Campinas. This Project utilizes all the items of a test as an anchor to make the scale of proficiency, and then to compare the...
Ver mais
Abstract: This work had as a research issue to show the results obtained by applying the Theory of the Response to the item to the database from the GERES' Project of Campinas. This Project utilizes all the items of a test as an anchor to make the scale of proficiency, and then to compare the obtained results with the classical way to elaborate scales. The latter uses specific criteria for the approval of an item as an anchor item. Therefore, we have analyzed the data from GERES' Project, which consists of a longitudinal study with 1st to 4th grade students of Elementary School of Campinas City (State, Municipal and Private School System) that started in March, 2005. We present the performance of the students in the Mathematic Test considering the first three applications of GERES Project and as a conclusion we found a divergence between the two methods
Ver menos
Freitas, Luiz Carlos de, 1947-
Orientador
Andrade, Dalton Francisco de, 1951-
Coorientador
Lopes, Jairo de Araujo
Avaliador
Silva, Dirceu da, 1957-
Avaliador
Godoi, Elisandra Giraldelli de
Avaliador
Piva Junior, Dilermando
Avaliador
Teoria da resposta do item : um estudo inicial dos dados GERES Campinas
Christiane Bellorio Gennari de Andrade Stevão
Teoria da resposta do item : um estudo inicial dos dados GERES Campinas
Christiane Bellorio Gennari de Andrade Stevão
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra