A adolescencia inventada e os sujeitos que se inventam na participação social : capturas e rupturas
Maria Teresa de Arruda Campos
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP C157a
[The invented adolescence and the people who invented themselves in the social participation]
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
187 p. : il.
Orientador: Regina Maria de Souza
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esse trabalho foi organizado em três pilares. Num primeiro momento apresento a discussão da emergência da adolescência e a possibilidade de ela ser entendida enquanto dispositivo. Num segundo momento apresento questões que envolvem as relações de saberpoder na produção de verdades e o...
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Resumo: Esse trabalho foi organizado em três pilares. Num primeiro momento apresento a discussão da emergência da adolescência e a possibilidade de ela ser entendida enquanto dispositivo. Num segundo momento apresento questões que envolvem as relações de saberpoder na produção de verdades e o racismo de estado com relação à adolescência e, por fim, a discussão do modo como adolescentes, ao viverem o mal-estar da contemporaneidade, encontram novas formas de se relacionar, por meio de ações organizadas em suas comunidades: a partir de seus fazeres, elaboram saberes que provocam o cuidado de si e do outro, de forma ética. A escrita de três adolescentes aparece entremeada aos autores que fornecem a base teórica apresentando as capturas e as possibilidades de ruptura que permeiam essa tão difícil tarefa de fazer da vida uma obra de arte. A cultura na contemporaneidade, o dito e o não dito, as relações de saber-poder e as muitas possibilidades de resistência presentes nas intervenções sociais ofereceram os elementos para que outros saberes pudessem encontrar eco
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Abstract: This work was built on three pillars. Firstly, I present the debate about the emergence of adolescence and the possibility of making it understood as a dispositif. Secondly, I present issues that involve knowledge/power relations in truth production as well as the state racism towards...
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Abstract: This work was built on three pillars. Firstly, I present the debate about the emergence of adolescence and the possibility of making it understood as a dispositif. Secondly, I present issues that involve knowledge/power relations in truth production as well as the state racism towards adolescence, and, finally, the debate on how adolescents, by going through the discomfort of contemporary times, find new forms of relationships through organized actions in their communities: from their doings, they create knowledge in order to look after themselves and one another in an ethical way. The writings by three teenagers are intermingled by those of authors who provide the theoretical base by presenting the captures and the rupture possibilities that permeate such a hard task: to make a work of art out of life. Culture in contemporary times, what is said and what is unsaid, the knowledge/power relations and the many possibilities of resistance present in the social interventions offer the elements for other forms of knowledge to be echoed.
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Souza, Regina Maria de, 1957-
Orientador
Ribeiro, Claudia Maria
Avaliador
Cruz, Elisabete Franco
Avaliador
Guimarães, Áurea Maria, 1950-
Avaliador
A adolescencia inventada e os sujeitos que se inventam na participação social : capturas e rupturas
Maria Teresa de Arruda Campos
A adolescencia inventada e os sujeitos que se inventam na participação social : capturas e rupturas
Maria Teresa de Arruda Campos
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