Contribuições para uma analise do credencialismo
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C442c
Campinas, SP : [s.n.], 1992.
[221]f. : il.
Orientador: Newton Aquiles von Zuben
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O trabalho parte da discussão das razões pelas quais o sistema educacional reluta em incorporar inovações teóricas e metodológicas elaboradas pela pesquisa educacional, em seu cotidiano. Identifica como causa dessa recusa a educação centrada no diploma e a consequente acomodação do...
Resumo: O trabalho parte da discussão das razões pelas quais o sistema educacional reluta em incorporar inovações teóricas e metodológicas elaboradas pela pesquisa educacional, em seu cotidiano. Identifica como causa dessa recusa a educação centrada no diploma e a consequente acomodação do professor, como principal agente na atual estrutura da educação, na situação em que seu relacionamento com os alunos é mediado pelo seu poder de atribuir nota, condicionando assim o futuro escolar e/ou profissional dos mesmos. Identifica também como processo auxiliar dessa relação de dominação o instituto da freqüência obrigatória. No presente contexto da educação brasileira, o trabalho identifica como principais discussões pertinentes ao tema as propostas de "exame de ordem", contidas (a) na movimentação levada a efeito pelos Conselhos Profissionais e (b) em medidas em gestação na área oficial, seja no Legislativo, seja no Executivo. Localiza na literatura educacional referências que indicam ter sido o tema levantado em discussões anteriores, com destaque para o depoimento de Anísio Teixeira, em 1952, no Congresso Nacional, durante a tramitação da LDB, ao contrário do que seria possível deduzir da relativa ausência do tema na pauta de discussões dos teóricos e profissionais da educação
Contribuições para uma analise do credencialismo
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