Astucias de uma professora alfabetizadora : um estudo de caso sobre a alfabetização e os usos dos tempos em uma sala de aula
Flavia Anastacio de Paula
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP P281a
[Cunning of teacher to literacy]
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
288p. : il.
Orientador: Ana Lucia Guedes-Pinto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Trata-se de uma pesquisa de doutorado (FE/UNICAMP) que buscou compreender como uma alfabetizadora experiente, aos 62 anos de idade e 47 e profissão, trabalha as relações de ensino e organiza os usos dos tempos escolares para tal. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa a...
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Resumo: Trata-se de uma pesquisa de doutorado (FE/UNICAMP) que buscou compreender como uma alfabetizadora experiente, aos 62 anos de idade e 47 e profissão, trabalha as relações de ensino e organiza os usos dos tempos escolares para tal. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa a partir de investigação etnográfica, conforme sugere Ezpeleta e Rockwell (1989) e Silva (2000). O estudo de caso na rede municipal de Cascavel-PR envolveu a produção e coleta de dados com observação do cotidiano escolar e da sala de aula, o registro em caderno de campo durante dois anos (novembro 2003/2005) em setenta encontros semanais. Buscou-se documentar as intervenções capazes de possibilitar mediações para a alfabetização segundo as análises de Vigotski (1994, 2000), de acordo com a teoria histórico-cultural e as reflexões sobre o professor alfabetizador (Fontana, 1996, 2000; Guedes-Pinto, 2002; Kleiman, 2005; Mortatti, 2000; Soares, 2004). Para subsidiar a investigação de um trabalho significativo e singular e a descrição da história de vida profissional da professora, no contexto de migração do oeste do Paraná, utilizou-se os pressupostos da história oral (Amado, 1995; Portelli, 1997), e os aspectos temporais (Elias, 1998; Heller, 1972, 1991), como elementos constitutivos de sua trajetória: o limite; irreversibilidade; e experiência interior temporal, duração interna, isto é a intensidade e o significado que singularizam detalhes do vivido. As discussões sobre os usos dos tempos para propiciar o ensino, as mediações, interações, aprendizados levaram em consideração as contribuições elaboradas por Heller (1991) para estudar o cotidiano e o não-cotidiano, por Thompson (1998) e por Certeau (1994) descrevendo situações a partir do material empírico relatando-os através de aspectos temporais: a) continuidade, divisão, organização, distribuição, priorização, cadência e encadeamento; b) ritmos múltiplos, sincronicidade e simultaneidade; c) momento oportuno, como um instante de eleição e conhecimento sobre o objeto de trabalho e de astúcia
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Abstract: This study is about a PhD research (FE/UNICAMP) done in order to understand how na experienced teacher, who works with alphabetization, 62 years old and 47 years of practice, deals with the teaching relations and organizes the uses from the school times for doing it. The research is...
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Abstract: This study is about a PhD research (FE/UNICAMP) done in order to understand how na experienced teacher, who works with alphabetization, 62 years old and 47 years of practice, deals with the teaching relations and organizes the uses from the school times for doing it. The research is characterizes by a qualitative approach based on a ethnographic investigation, according to what Ezpeleta and Rockwell (1989) and Silva (2000) suggest. The case study, which took place in the municipal network of schools from Cascavel ¿ PR, involved the production and collection of data with the observation of the daily school routine, inside and outside the classroom, the data register in a notebook for two years (November 2003/2005), divided into seventy weekly meetings. The interventions which enabled mediations for the alphabetization according to Vigotski¿s analyses (1994, 2000), in accordance with the historical-cultural theory and the reflections about the teacher who works with alphabetization (Fontana, 1996, 2000; Guedes-Pinto, 2002; Kleiman, 2005; Mortatti, 2000; Soares, 2004) were documented. To subsidize the investigation of a significative and singular work and the description of the teacher's professional life, in the migration context of the West of Parana, the oral history presupposals (Amado, 1995; Portelli, 1997), and the time aspects (Elias, 1998; Heller, 1972, 1991) were used as constitutive elements of her trajectory: the limit, irreversibility; and the time interior experience, internal duration, that is, the intensity and the meaning that made the lived details singular. The discussions about the time uses to propitiate the teaching, the mediations, interactions, learning took into consideration the contributions elaborated by Heller (1991) to study the daily and the non-daily routine, by Thompson (1998) and by Certeau (1994), describing situations from the empirical material, relating them through the time aspects: a) continuity, division, organization, distribution, prioritization, cadency and concatenation; b) multiple rhythms, synchronicity and simultaneity; c) convenient moment, like an instant election and knowledge about the work and astuteness object
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Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Orientador
Lima, Maria Emilia Caixeta Castro
Avaliador
Tóscano, Carlos
Avaliador
Bagnato, Maria Helena Salgado, 1958-2019
Avaliador
Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-
Avaliador
Astucias de uma professora alfabetizadora : um estudo de caso sobre a alfabetização e os usos dos tempos em uma sala de aula
Flavia Anastacio de Paula
Astucias de uma professora alfabetizadora : um estudo de caso sobre a alfabetização e os usos dos tempos em uma sala de aula
Flavia Anastacio de Paula
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