Significados associados a professor e a aluno, "reais" e "ideais", por estudantes e professores de um curso superior de psicologia
Isabel Cristina Dib Bariani
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B239s
Campinas, SP : [s.n.], 1991.
[139]f. : il.
Orientador : Anita Liberalesso Neri
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar opiniões de 300 alunos e 31 professores de Psicologia sobre características e ações do professor e do aluno. Dados sobre características do professor "real" e "ideal" foram coletados através de uma Diferencial Semântica contendo 33 itens pertencentes...
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Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar opiniões de 300 alunos e 31 professores de Psicologia sobre características e ações do professor e do aluno. Dados sobre características do professor "real" e "ideal" foram coletados através de uma Diferencial Semântica contendo 33 itens pertencentes à categorias "pessoais", "cognitivos", "relacionais" e "profissionais"; opiniões sobre ações do professor com uma escala de frequência contendo 30 itens em 03 categorias ("objetivos", "procedimentos" e "conteúdos"). Os professores utilizaram-se de instrumentos similares sendo que a escala sobre ações continha as categorias "participação em classe" e "estudo". Opinando sobre os objetos "reais", professores e alunos tenderam aos pontos centrais das escalas e ao avaliarem os objetos "ideal", aos pólos positivos. As avaliações mais positivas quanto ao professor "ideal" incidiram em itens das categorias "pessoal" e"relacional" e as mais negativas em "facilitador-complicador" e"recompensador-punitivo". As maiores diferenças entre professor ¿real¿ e ¿ideal¿ foram em itens "profissionais" e "cognitivos". Quanto às ações do professor "leal", as avaliações mais positivas foram relativas a "procedimentos". As maiores divergências entre as avaliações das ações do professor "ideal" e "ideal" foram em "seqüencialização de conteúdos", "integração entre teoria e prática¿ ¿dar aula¿, "orientar os alunos" e "correção". As avaliações mais positivas quanto ao aluno "l" ocorreram nas categorias "relacional" e "pessoal", e as mais negativas em "cognitivas", "pessoais", e "relacionais". Os professores foram menos exigentes quanto ao aluno "ideal" do que os alunos quanto ao professor "ideal". Os dados foram interpretados segundo as teorias de distribuição de causalidade e ARO de Staats
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Abstract: It was conducted a research with 300 students of a Psychology course and 31 of their teachers, aiming to evaluate meanings associated to the concept of "real" and "ideal" teachers and students. Data about teachers characteristics were colected with a Differencial Semantic Scale containing...
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Abstract: It was conducted a research with 300 students of a Psychology course and 31 of their teachers, aiming to evaluate meanings associated to the concept of "real" and "ideal" teachers and students. Data about teachers characteristics were colected with a Differencial Semantic Scale containing 33 items grouped in the categories "personal" ,"cognitive", "relational" and "professional"; opinions about teacher's actions with a frequency scale containing 30 items into 3 categories ("goals", "procedures" and "contents"). Teachers used similar instruments in order to evaluate students, with exception of pupil's actions scale, that had two categories related to "academic behavior in the classroom" and "study behavior_ Teachers and students tended to central points of the scales, when evaluating "ideal" objects, and to their more positive points when evaluating " ideal" objects. More positive evaluations toward "ideal" teacher were on "personal" and "relational" items. More negative were related to facilitating-difficulting" and "rewarding-punishing" items. Broader differences between "ideal" and "ideal" teacher were on "professional" and "cognitive" attributes. Relatively to "ideal" teacher actions, the items "procedures" were the most positively evaluated. Broader discrepancies between evaluations of "ideal" and "ideal" teacher actions were on "content sequencing", "theory ¿ practice integration", "lecturing", "pupils orienting" and "correcting". The best evaluations toward "/Leal" student occurred on "relational" and "personal" categories; the worse on some of "cognitive", "personal" and "relational" items. Teachers were in general less exigent toward their image of "ideal" student, than students toward their "ideal" teacher image. Data were interpreted from the point of view of Staats'ARD theory and of attributional theory
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Significados associados a professor e a aluno, "reais" e "ideais", por estudantes e professores de um curso superior de psicologia
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