Educação fisica e educação infantil : para alem da psicomotricidade
Rafaela Guerra Segalia Alves Rodrigues
TCC
Português
TCC/UNICAMP R618e
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
60 p.
Orientador: Livia Tenorio Brasileiro
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Partindo das inquietações que surgiram quando comecei a lecionar realizamos nesse trabalho, um reconhecimento e análise das monografias produzidas no curso de licenciatura da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - FEF/Unicamp, que tratam da Educação Física na...
Ver mais
Resumo: Partindo das inquietações que surgiram quando comecei a lecionar realizamos nesse trabalho, um reconhecimento e análise das monografias produzidas no curso de licenciatura da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - FEF/Unicamp, que tratam da Educação Física na Educação Infantil a fim de delimitar quais referências estão sendo utilizadas nesta temática. Foram analisadas as monografias do período de 1995 até 2004, já que nesse período existem os cadernos dos resumos de monografias nos quais constam as que foram escritas em cada ano. Num primeiro momento apresentamos um breve histórico situando a Educação Física no contexto escolar. Destacamos então, uma perspectiva para o ensino da Educação Física, o desenvolvimento Psicomotor. Para isso expusemos algumas idéias de Jean Piaget (1976) sobre o desenvolvimento infantil usadas como base nas obras dos seguintes autores: Go Tani et al (1988), João Baptista Freire (1997) e Jorge Pérez Gallardo (1998). A outra perspectiva para o ensino da Educação Física Escolar, apresentada no trabalho é a perspectiva da cultura corporal, discutida no livro "Metodologia do Ensino da Educação Física", produzido por um coletivo de autores em 1992. Em outro momento discutiremos a inserção curricular da Educação Física na esfera da Educação Infantil. Concluímos que a Educação Física deve ser compreendida como um conhecimento assim como os outros saberes escolares que compõem o currículo do ensino infantil. Esta deve considerar a expressão corporal como linguagem, tratando pedagogicamente dos elementos da cultura corporal, conhecimento específico da Educação Física
Ver menos
Abstract: Based on some disturbing issues which were raised when I first started teaching, I decided to conduct this study, which identifies and analyzes research monographs addressing Physical Education in Preschool Education that were published by students from the undergraduate course of Physical...
Ver mais
Abstract: Based on some disturbing issues which were raised when I first started teaching, I decided to conduct this study, which identifies and analyzes research monographs addressing Physical Education in Preschool Education that were published by students from the undergraduate course of Physical Education at the State University of Campinas - (FEF/Unicamp) to determine which references were being used for this subject. Monographs from the period ranging between 1995 to 2004 were analyzed. This period was chosen because dates were clearly indicated in those monographs. On a first moment we provide a brief background on Physical Education in schools. Then we present psychomotor development as a perspective to Physical Education teaching. In this way we presents some of Jean Piagefs ideas about children development, which are the foundation of theories analyzed in that chapter that are presented on the works of Go Tani et al, João Baptista Freire, and Jorge Pérez Gallardo. Another viewpoint in School Physical Education: body culture, is introduced in the book "Physical Education Teaching Methodology", written by a group of authors were presented in the work. In another moment we address Physical Education as part of the curriculum in Preschool Education. Therefore, we conclude that Physical Education should be seen as a field of knowledge, similarly to other school subjects that are part of the curriculum in preschool education. Physical Education should consider body expression as a language and elements of body culture should be addressed pedagogically as a specific knowledge in Physical Education
Ver menos
Educação fisica e educação infantil : para alem da psicomotricidade
Rafaela Guerra Segalia Alves Rodrigues
Educação fisica e educação infantil : para alem da psicomotricidade
Rafaela Guerra Segalia Alves Rodrigues
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra