A presença do evolucionismo e do criacionismo em disciplinas do Ensino Medio (Geografia, Historia e Biologia) : um mapeamento de conteudos na sala de aula sob a otica dos professores
Carina Merheb de Azevedo Souza
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP So89p
[The presence of evolucionist and creacionist theories in high school subjects (Geography, History and Biology)]
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
326p. : il.
Orientadores: Silvia Fernanda de Mendonça Figueroa, Laercio Luis Vendite
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias
Resumo: A pesquisa tem como objetivo conhecer o perfil e as práticas educacionais adotadas por professores de Ensino Médio em relação ao evolucionismo e ao criacionismo. Esta pesquisa foi motivada por minha experiência profissional como professora de Geografia nos Ensinos Fundamental e Médio, o que...
Ver mais
Resumo: A pesquisa tem como objetivo conhecer o perfil e as práticas educacionais adotadas por professores de Ensino Médio em relação ao evolucionismo e ao criacionismo. Esta pesquisa foi motivada por minha experiência profissional como professora de Geografia nos Ensinos Fundamental e Médio, o que me levou a perceber certa resistência por parte dos alunos em relação a tais temas e, em decorrência disso, uma dificuldade do professor para ministrar o tema ¿Origem do Universo¿. Foram pesquisados alguns aspectos das estratégias pedagógicas adotadas por professores de História, Geografia e Biologia do Ensino Médio de Campinas e região, atuantes nas redes pública e privada. Para a realização da pesquisa foi elaborado um protocolo de entrevista, usando o modelo semi-estruturado, que procura investigar algumas características das práticas adotadas por esses professores dentro da sala de aula, e o uso das imagens no ensino dessas duas abordagens pelos mesmos
Ver menos
Abstract: This research aims to know the educational profile, and classroom practices related to Evolutionism and Creationism put forward by High school teachers. This study was motivated by the author's professional experience as teacher of geography in High and Elementary School, when she faced...
Ver mais
Abstract: This research aims to know the educational profile, and classroom practices related to Evolutionism and Creationism put forward by High school teachers. This study was motivated by the author's professional experience as teacher of geography in High and Elementary School, when she faced resistance from the students, and difficulties to teach the theme ¿Origins of the Universe¿. The research focused on the aspects of educational practices adopted by High School teachers of Biology, Geography, and History working in public, and private schools in Campinas, and region. A questionnaire was developed, and used to investigate some characteristics of the practices adopted by these teachers in classroom, and also the images they eventually use in teaching both theories
Ver menos
A presença do evolucionismo e do criacionismo em disciplinas do Ensino Medio (Geografia, Historia e Biologia) : um mapeamento de conteudos na sala de aula sob a otica dos professores
Carina Merheb de Azevedo Souza
A presença do evolucionismo e do criacionismo em disciplinas do Ensino Medio (Geografia, Historia e Biologia) : um mapeamento de conteudos na sala de aula sob a otica dos professores
Carina Merheb de Azevedo Souza
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra