O sujeito deficiente mental e os paradoxos do corpo
Vera Regina Martins e Silva
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP M366s
[The mental handicap subject and the paradoxes body]
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
118 p. : il.
Orientador : Monica Graciela Zoppi-Fontana
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O perfil do sujeito deficiente mental absolutamente corresponde ao modelo social vigente. Diante da não-escuta com que ele se depara, devido à sua fala caracterizada pela indistinção de vozes, rupturas, pelo embaralhamento do discurso do outro ao seu, ele lança mão de outras formas de fazer...
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Resumo: O perfil do sujeito deficiente mental absolutamente corresponde ao modelo social vigente. Diante da não-escuta com que ele se depara, devido à sua fala caracterizada pela indistinção de vozes, rupturas, pelo embaralhamento do discurso do outro ao seu, ele lança mão de outras formas de fazer sentido. Não há como não fazer sentido, o sujeito é instado a (se) significar. Assim, o deficiente mental metaforiza, atravessando toda uma organização social, toda uma civilidade historicamente instaurada, para se subjetivar, para fazer sentido, invadindo o espaço do outro, com seu corpo de movimentos desajeitados, com seu excesso de toque. Convém lembrar, que assim como a língua, o corpo está submetido à gestão social. Não há lugar no mundo para corpos indisciplinados. Discursivamente falando, a falta constitutiva do deficiente mental se manifesta através de duas materialidades distintas: na língua pela fala caracterizada por indistinção e rupturas; no corpo pelo exagero e desordem dos movimentos. Se levarmos em conta que o interdiscurso é do nível da constituição e o intradiscurso é do nível da formulação, esta é que realiza o trabalho de juntar, alinhavar, costurar os sentidos dispersos no interdiscurso. Mas essas etapas são apagadas, para o próprio sujeito, pelos esquecimentos (Pêcheux, 1975). No deficiente mental este processo é falho (?) - tanto na fala, como no corpo, esses arremates são visíveis, ou seja, é o avesso da costura que salta aos olhos. Ao instaurar uma outra materialidade simbólica - o movimento do corpo no espaço - este sujeito produz uma resposta à incompreensão que a sociedade tem de sua linguagem verbal. O outro pode ignorar ou substituir sua fala desorganizada, mas não consegue ficar alheio ao espaço que o sujeito deficiente mental toma com seu corpo em movimento; seja pela simples perda desse espaço, seja pelo assujeitamento às regras sociais, seja pela civilidade que este outro corpo (do outro) assimilou... O sujeito deficiente mental tem na observação dos limites - identificar as fronteiras entre o que pode/deve ser feito e o que não pode/não deve ser feito a sua maior dificuldade. Para este sujeito que mantém sempre atual a sua expressão primeira ¿ os movimentos corporais - a mobilidade espacial constitui a garantia de formular sentidos, de (se) significar... Com seus movimentos desajeitados, com os alinhavos e arremates à mostra... Fora do
paradigma, mas no sentido Ver menos
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Résumé: Le profil du sujet handicapé mental ne correspond absolument pas au modèle social en vigueur. Face à la non-écoute à la quelle il se heurte, par sa parole caractérisée par l'indistinction des voix, par les ruptures, par le mélange du discours d'autrui au sien, il se sert d'autres moyens...
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Résumé: Le profil du sujet handicapé mental ne correspond absolument pas au modèle social en vigueur. Face à la non-écoute à la quelle il se heurte, par sa parole caractérisée par l'indistinction des voix, par les ruptures, par le mélange du discours d'autrui au sien, il se sert d'autres moyens deproduire du sens. Il est impossible de ne pas produire du sens, le sujet est ¿condamné (se) signifier. Ainsi, le handicapp mental mmtaphorise, traversant de cette maniire toute une organisation sociale, toute une civilitt instaurre historiquement, pour se subjectiver, pour faire sens, envahissant l'espace de l'autre avec son corps, mouvements maladroits, avec son toucher excessif. Il convient de rappeler quu ainsi que la langue, le corps est soumis la gestion sociale. Il n'y a pas de place dans le monde pour les corps indisciplinns. Discursivement parlant, le manque constitutif du handicapp mental se manifeste travers deux mattrialitts distinctes : dans la langue, par la parole caracttrisse par l'indistinction et les ruptures; en ce qui concerne le corps, par l'exaggration et le ddsordre des mouvements. Si l'on tient compte du fait que l'interdiscourss est du niveau de la constitution et l'intradiscours est du niveau de la formulation, c'est celle-ci qui rralise le travail de joindre, aligner, coudre les sens dispersss de l'interdiscours. Mais ces tapes sont effacces, chez le sujet lui mmme, par les oublis (PPcheux, 1975). Chez le handicapp mental, ce processus est ddfaillant (?)- aussi bien dans la parole que le corps, ces achhvements sont visibles, c'est---dire que c'est l'envers de la couture qui saute aux yeux. En instaurant une autre mattrialitt symbolique le mouvement du corps dans l'espace ce sujet produit une rrponse l'incomprrhension que la sociitt a de son langage verbal. L'autre peut ignorer ou substituer sa parole ddsorganisse, mais il ne parvient pas rester indifffrent l'espace que le sujet handicapp mental prend avec son corps en mouvement; que ce soit par la simple perte de cet espace, par l'assujettissement aux rrgles sociales ou par la civilitt que cet autre corps (de l'autre) a assimill La plus grande difficultl du sujet handicapa mental c est l'observation des limites: d identifier les frontitres entre ce qui peut/doit ttre fait et ce que ne peut/ne doit pas stre fait. Pour ce sujet qui maintient toujours actuelle l expression premimre e les mouvements corporels s la mobiliti dans l espace constitue la garantie pour formuler du sens, pour (se) signifier... Avec ses mouvement maladroits, avec l'envers des coutures s portre de vueu En dehors du paradigme, mais dans le sens
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Zoppi-Fontana, Mónica, 1961-
Orientador
Guimarães, Eduardo, 1948-
Avaliador
Payer, Maria Onice, 1964-
Avaliador
Souza, Pedro de, 1981-
Avaliador
O sujeito deficiente mental e os paradoxos do corpo
Vera Regina Martins e Silva
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Vera Regina Martins e Silva
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